Reviews

Death in Persia by Lucy Renner Jones, Annemarie Schwarzenbach

gifty's review against another edition

Go to review page

adventurous challenging reflective slow-paced

3.5

hvogado's review against another edition

Go to review page

3.0

Uma viagem interior no cenário da antiga Pérsia, hoje Irão. Um livro que conta uma fuga dos problemas da Europa nos anos 30 do século XX e ao mesmo tempo a fuga da autora aos seus problemas, a angústia, os ataques de pânico, os pensamentos suicidas. O cenário despojado quase desértico permite uma série de pensamentos, de reflexões que tornam o livro um pouco como uma união de cartas. Deixa algumas nuances por explicar. Necessita de uma leitura da biografia da autora para entendermos o quadro completo. Uma viagem diferente.

pjv1013's review against another edition

Go to review page

4.0

Um amor. Aquele amor proibido. Aquela história triste que sempre nos inunda. E nos invade. A história de um amor que não se consagra, fruto das imposições culturais e sociais. Mas também a história da tristeza de um mundo em profundo alvoroço.
Escrito na primeira metade dos anos 30 - em plena ascensão nazi na Alemanha onde a autora vivia -, mas inédito até aos anos 90 este é um livro que confirma Annemarie Schwarzenbach como um voz especial as vivẽncias amorosas entre mulheres. Efectivamente esta escritora nascida na Suiça, é uma das mais interessantes, mas esquecidas, vozes - assumidamente lésbicas - da literatura mundial da primeira metade do século XX.
Por isso mesmo, mais do que um livro de viagem é um livro sobre essa busca do amor. Desse amor que por vezes tem dificuldade em dizer o nome, mas que se plasma na necessidade da companhia constante entre a narradora e a sua amada.

Por isso mesmo as memórias desta viagem por terras da Pérsia (actual Irão) são um processo de escrita intimista, de procura de si mesma… De uma melancolia e angústia que tantas vezes contamina o leitor em páginas imensamente tristes.
Apesar dessa tristeza sem fim, é um livro belíssimo que me encantou ler.

Um detalhe. Este livro foi o primeiro da coleção de Literatura de Viagens, dirigida por Carlos Vaz Marques, que a Tinta da China edita desde 2008.

katmackie's review against another edition

Go to review page

4.0

The feverish weariness that Death in Persia provokes feels like being trapped in a hot room, but with magical landscapes and captivating portraits of death and depression. I felt stuck in a dream while reading it, with a growing lack of control. I look forward to reading more of Annemarie's work, and returning to this one in the future.
More...