Reviews

The First Wife: A Tale of Polygamy by Paulina Chiziane

ecstasia's review against another edition

Go to review page

3.0

wow.
what a cultural trip! a culture that one is not exposed to in the mainstream (Africa as a whole "suffers" from this), what I learned in this book about Mozambique and its ethnic groups and traditions and history is precious.
The main topic: polygamy and women in Mozambique. Rami is a strong woman, doing her absolute best in that environment. One cannot but admire her. how she made from polygamy a weapon against men is !!!!
there is smth however that was making me uncomfortable all along the book, and with a quick reflection; it is the misogynist culture that reminds me of MY heritage & culture. hints of those ideas, I smelled them over here. and it makes my blood boil, makes me sad and makes me want to run away and close my eyes and ears..

andrepithon's review against another edition

Go to review page

3.0

Como a primeira autora moçambicana a publicar em seu país, Paulina Chiziane carrega um papel culturalmente muito importante, e acredito (no pouco que minha opinião aqui vale), que este livro é fortemente representativo dessa voz. Niketche é um mergulho na cultura de Moçambique, em suas tradições e vivências, e permite o contato com uma sociedade distante e distinta, mas que inevitavelmente ainda divide problemas com a nossa, a posição precária da mulher sendo em Moçambique permitindo uma reflexão sobre seu papel geral.

O livro possui uma voz forte, poética, que constantemente se perde em digressões introspectivas, com a personagem lutando com suas crenças e sentimentos durante todo o decorrer do livro. Rami, a protagonista, descobre que o marido está lhe traindo, vai atrás da amante para tirar satisfação, e descobre que não existe apenas uma amante, mas quatro. Todas eventualmente se unem em um sindicato poligâmico, impondo suas vontades, unindo-se como mulheres, usando o instituto da poligamia como uma arma precária contra um homem (e uma sociedade) que lhes nega amor, respeito e companheirismo.

Alguns momentos são bons, existe uma lenta inversão de poder e aquisição de autonomia que, mesmo sofrida, é boa de ver, a obra caminha para uma conclusão de resistência e de revolta, através das armas disponíveis, sejam quais forem.

Muitos dos eventos são um pouco circulares, e os mesmos acontecimentos repetem e repetem até se firmarem, situações paralelas repetitivas poderiam ser reduzidas sem perdas para a narrativa geral, um tema central poderoso que por vezes reforça demais seu tema ao ponto do cansaço. A narrativa introspectiva também circula tempo demais nos mesmo sentimentos, letárgica e repetitiva. É um livro de forte peso social e cultural, marcando tradições moçambicanas, mas que se alonga um pouco demais e perde muito rapidamente o fôlego dinâmico e cativante dos primeiros capítulos, engatinhando até um final que perde impacto por demorar em demasia para chegar.

maro022's review against another edition

Go to review page

medium-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.0

A book on a woman’s journey on unlearning and relearning what womanhood means 

martaprinoperes's review against another edition

Go to review page

challenging emotional sad medium-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

3.5

eduardoleitev's review against another edition

Go to review page

4.0

Um novelão dramático muito bem feito com umas cenas inacreditáveis no meio. Vale a pena.

sonia_a_pinto's review against another edition

Go to review page

5.0

Uma historia de sobrevivência, de sororidade.

pompeuc's review against another edition

Go to review page

emotional inspiring reflective fast-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

5.0

ludmilaravazi's review against another edition

Go to review page

5.0

Uma história sobre mulheres. Mulheres de Moçambique. Mulheres que dividem o mesmo homem, não por escolha mas por costumes machistas de uma sociedade onde a poligamia faz parte. Os homens podem tudo e as mulheres só servem para servir.
Muito bom!

cat_thecatlady's review against another edition

Go to review page

4.0

very enlightening and raw story about polygamy and how it can change and shape someone. really liked it

flowellsy's review against another edition

Go to review page

5.0

por mais que eu não goste muito de escrita poética pq simplesmente me irrita, a história foi muito cativante e concisa.
a rami (personagem principal) ao mesmo tempo que me irritava com a constante indecisão nas palavras e atitudes que tomava, eu amei o jeito que ela lidou com a situação horrível em que ela se encontrava
resumindo: MORTE AOS HOMENS.