acrisalves's review against another edition

Go to review page

4.0

(publicado com imagens do interior em https://osrascunhos.com/2016/11/25/barcelona-tales/)

Barcelona Tales é uma colectânea de contos organizada por Ian Whates e lançada durante a Eurocon Barcelona. O objectivo desta colectânea será promover os autores de ficção científica espanhola, sendo que para tal Ian Whates intercalou conhecidos autores anglo-saxónicos e espanhóis de modo a que a introdução do livro seja mais fácil no mercado.

Ainda que o nível de qualidade seja elevado, como seria de esperar, dificilmente os contos agradam em igual medida, havendo histórias mais complexas e fantásticas, bem como algumas demasiado lineares. De especial interesse são aquelas que nos introduzem os mundos ficcionais em que os autores costumam publicar, dando uma ideia do que encontrar nas restantes obras.

Neste sentido gostei especialmente da história de Dave Hutchinson, autor da série Europe (Europe in Autumn, Europe at Midnight, Europe in Winter) que retrata um mundo pouco distante no futuro, de fronteiras voláteis, em que as corporações continuam a conseguir algum controlo através de estratégias financeiras. É neste cenário que decorre uma história carregada de acção em que se comercializam relíquias religiosas.

Por sua vez, Rodolfo Martinez, autor de A Sabedoria dos Mortos (publicado em Portugal pela Saída de Emergência), reconstroi a cidade de Barcelona bem como os seus habitantes, em A Tale of No City, um conto interessante que deixa muito por revelar. Já o conto de Ian Watson, Heinrich Himmler in the Barcelona Hallucionation Cell, demonstra uma Espanha em parceria com os nazis, tendo como cenário a cidade de Barcelona em que alguns militares alemães se encontram com o objectivo de estabilizar a ocupação.

Em Equi Maledicti Sarah Singleton expõe um astucioso e divertido conto de horror onde a esperteza, própria do comerciante, lhe sai cara. Bem diferente é The Dance of the Hippacotora de Claude Lalumiére que nos apresenta um monstro em cenário urbano, que actua recorrentemente em La Rambla.

Se What Hungers in the Dark de Aliette de Bodard, uma história mais poética do que é usual da autora, que transforma a cidade numa criatura viva e esfomeada, Barcelona / My Love de Elia Barceló confere à cidade um tom romântico e nostálgico, característica de uma despedida que se tenta adiar. De Aliette de Bodard encontra-se publicado um conto na revista Bang!, Imersão, e de Elia Barceló encontra-se publicado o livro O Segredo do Ourives.
More...