ggcd1981's review against another edition

Go to review page

adventurous dark tense fast-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? No

3.75

100 Fathoms Below é um livro de terror que me surpreendeu. Eu sabia pouco sobre ele e resolvi lê-lo com base na recomendação de uma booktuber aleatória. Apenas tinha vaga noção de que era um terror embaixo d’água. Então foi uma surpresa para mim descobrir de que se tratava de vampiros. O livro se passa em 1983 e inicia com um tripulante de submarino em terra indo para um bordel. Esse bordel era estranho e nele acontece algo ao tripulante, algo que o deixa com a memória confusa e se sentindo doente. Apesar do ocorrido ele segue para sua missão no submarino. O submarino nuclear americano USS Roanoke embarca em uma missão secreta de espionagem em águas soviéticas. Seu objetivo: encontrar evidências de um submarino soviético novo, mais rápido e mais mortal que poderia alterar o equilíbrio da Guerra Fria. Porém, durante a missão, a “doença” que começou com um tripulante se espalha pela tripulação. O livro segue os protagonistas Suboficial de primeira classe Tim Spicer, um marinheiro experiente e popular entre seus companheiros de tripulação, e o novo suboficial de segunda classe transferido Jerome “Jerry” White a medida que eles descobrem que os doentes são na verdade tripulantes transformados em vampiros. Tim e Jerry junto com os poucos sobreviventes tentam lutar contra os vampiros e reaver o controle do submarino que após o surto de vampirismo se encontra a deriva em aguas soviéticas. Os humanos então têm que não apenas sobreviver aos vampiros, mas também a um possível ataque ao submarino por embarcações soviéticas. O livro teve mais pontos fortes do que esperava sendo os principais deles: o clima claustrofóbico e sinistro do submarino. Submarinos são algo que me assusta e esse é o primeiro terror que vejo se passar nesse ambiente e o cenário foi extremamente efetivo, em baixo d’água, com as luzes internas sendo gradualmente quebradas pelos vampiros deixando o clima dark e tenso; As cenas de terror foram mais intensas do que esperava e particularmente duas cenas me perturbaram sendo a primeira delas o momento que Tim e Jerry descobrem que os vampiros estavam colocando os tripulantes nos tubos dos misseis e depois enchendo d’água e a segunda cena é quando o livro descreve um dos tripulantes prisioneiros passando pelo desespero de acordar dentro do tubo do míssil. Essa última cena em particular foi claustrofóbica, angustiante, desesperadora, uma excelente cena de terror; os personagens também em sua maioria foram agradáveis e me fizeram torcer por alguns deles.
 Os pontos negativos que me impedem de dar uma nota maior foram: houveram dois personagens negros que o autor utilizou para discorrer sobre o racismo na Marinha americana em 1983, no entanto ambos esses personagens foram transformados em vampiros e não sobreviveram no fim do livro o que é um dos clichês racistas mais cansativos do terror; o personagem Jerry assumiu um protagonismo que não me agradou pois ele era metido a herói e o livro repetidamente fez ele vencer diversos vampiros em situações desesperadas enquanto seus companheiros se mostraram bastante incompetentes em matar sequer um vampiro. Não gostei de que toda tripulação inclusive personagens relevantes foram retratados como incompetentes e até covardes para que Jerry fosse destacado como herói; os diálogos em alguns momentos do livro foram fracos o que foi acentuado por uma narração fraca do audiolivro por Shawn Compton; por último gostaria que os autores tivessem aprofundado a lore que foi apenas mencionada no texto.
Apesar desses pontos negativos minha experiência de leitura foi no geral positiva e posso dizer que nunca havia lido um livro de terror semelhante a esse antes. Dou 3.75 estrelas. 


Expand filter menu Content Warnings
More...