Reviews tagging 'Sexual content'

Tudo é rio by Carla Madeira

11 reviews

julia_f's review

Go to review page

emotional reflective fast-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? N/A
  • Flaws of characters a main focus? Yes

3.5


Expand filter menu Content Warnings

carina_dreamer's review against another edition

Go to review page

fast-paced
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

1.5

Com toda a minha honestidade, eu admito que estou muito feliz de ter ganho os livros desta autora num giveaway porque: 
1) acho péssima esta moda das capas curtas que a editora foi adotar lá do estrangeiro, as páginas estragam-se todas; 
2) não sou grande fã de diálogos sem pontuação clara; 
3) os livros são fora da minha área de conforto.

💔 Esta estória fala-nos sobre a Lucy, uma prostituta; Venâncio, um homem casado que vai ao bordel, mas nunca pede por Lucy; e Dalva, a esposa que parece um fantasma que vagueia pela cidade e nunca dirige uma palavra ao marido.
Enquanto leitores vamos descobrir aos poucos as razões que levaram os caminhos destas 3 personagens a colidirem.

💔 Eu estava muito curiosa em ler um livro com foco numa personagem que tinha a profissão mais antiga do mundo, no entanto, fiquei muito desiludida quando encontro uma protagonista imatura que só está no bordel porque quer ter a fama de número 1, de poder destruir ou apimentar casamentos e de querer deixar as beatas cristãs com os cabelos em pé.
Senti também que a escrita vulgar e obscena transmitia mais uma sensação de fetiche pela brasileira sedutora.

💔 O casamento dos outros dois pouco me interessou. Aquilo foi só um arrastar de algo tóxico com zero desenvolvimento, nem quando a Lucy surgiu, para depois haver um twist no final que me fez gostar um pouco das 3 personagens o suficiente para subir 0.5 o rating final.

💔 No final, achei que o livro tocava em pontos muito sérios (violência, infidelidade, luto, ciúmes, etc.) com uma linguagem tão vulgar e obscena que me deixou desapontada. Atenção, não estou a usar os adjetivos acima porque sou uma pudica, não, foi só que achei que a autora quis escandalizar só porque sim.
Este também foi o debut dela, pode ser que os outros 2 que tenho sejam diferentes.

💔 No final, não digo que o recomende. Aconselho até a pedirem emprestado ou irem a uma biblioteca requisitar, se sentirem que pode não ser a vossa praia.

Rating: 1.5⭐

Expand filter menu Content Warnings

shelterfromreality's review

Go to review page

dark emotional hopeful inspiring reflective sad tense fast-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

5.0

Visceral, intenso e chocante.

Tenho esse livro na minha lista há muito tempo por ter sido um grande sucesso, dando à autora um reconhecimento enorme na literatura contemporânea brasileira mas nunca tinha lido a sinopse ou fazia ideia do que se tratava. Por conta disso, mergulhei na leitura de cabeça sem saber muito bem o que ia encontrar e me surpreendi muito, a autora apresenta logo de cara uma protagonista questionável e situações chocantes. 

À medida que a leitura avança, ela vai aprofundando muito as personagens, a Carla conseguiu com maestria em poucas páginas transmitir as várias nuances da trama e das personagens. Os capítulos curtos e em perspectivas diferentes nos trazem pra perto da história, sem tirar nem pôr, tudo é dito, não importa à quem doa. 

A narradora em terceira pessoa faz um belíssimo trabalho ao nos distanciar e nos aproximar dos acontecimentos e dos personagens, estamos à par de tudo pois o narrador é onisciente, ao mesmo tempo que a visão de uma personagem x ou y não interfere no seu julgamento das outras personagens e suas ações.

Sobre o final, vejo muitas resenhas que o criticam mas fiquei sem entender porque achei que ele tocou na mensagem principal do livro, de que tudo é rio, abundante, imponente, mas acima de tudo, passageiro e corrente. 

O ritmo de leitura é rápido mas dá vontade de apreciar mais lentamente a escrita da Carla, realmente digno de toda a aclamação que recebeu, entrou pros favoritos.

Expand filter menu Content Warnings

_minucelli's review

Go to review page

fast-paced
  • Plot- or character-driven? N/A
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

0.25


Expand filter menu Content Warnings

jiangslore's review

Go to review page

challenging dark emotional sad fast-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

3.0

[3/5]

No prefácio de “Tudo é Rio”, é dito que o livro deve ser lido devagar. Após terminar a leitura, acredito que concordo com essa afirmação. O livro é uma obra muito intensa e cheia de reflexões, então realmente é algo que nem sempre vamos assimilar incrivelmente rápido. No entanto, escolhi realizar a leitura durante uma viagem rápida, o que, consequentemente, fez com que eu o terminasse em poucos dias. Acredito que a experiência de leitura poderia ter sido mais interessante se eu tivesse demorado mais, no entanto, não acho que teria gostado mais do livro.

E, antes de efetivamente falar sobre a obra, acredito que devo mencionar que a sua sinopse não é muito boa. Dizer que o que se forma durante o enredo é um “triângulo amoroso” é uma simplificação quase juvenil de tudo que ocorre entre os personagens principais. Portanto, eu não recomendo determinar as suas expectativas sobre o livro de acordo com a sinopse.

Sei que “Tudo é Rio” é uma obra que desperta opiniões intensas — e acho que, considerando a intensidade que o próprio livro possui, não teria como ser diferente —, mas, considerando todos os aspectos da obra, acho que minha opinião acabou ficando no meio termo. Consigo ver as qualidades do livro, mas não posso dizer que fiquei maravilhada ou extremamente impressionada com ele. Da mesma forma, consigo ver seus defeitos, mas não acho que eles destruíram completamente o livro. 

O que mais gostei em “Tudo é Rio”, sem dúvidas, foi a escrita. Ela é linda, poética; e, associada à estrutura não linear do enredo, traz um desenvolvimento muito bem elaborado. Penso que o fato de a escrita ser tão bonita é um dos aspectos do livro que faz com que seja apontada uma “romantização” dos temas abordados durante a obra. E, embora eu não ache que um tom lírico necessariamente tenha como consequência a romantização, penso que essa preocupação com relação à “Tudo é Rio” não é completamente infundada.

Devo dizer que, durante a maioria da obra, a impressão que tive foi que a autora quis contar as histórias individuais dos personagens, então o fato de um ou outro acontecimento extremamente ruim ter ocorrido não significa necessariamente que a intenção era a de romantizar ou trivializar os assuntos tratados. No entanto, boas intenções não significam ausência de limites, e livros que abordam questões como as que são discutidas em “Tudo é Rio” sempre enfrentam o risco de ultrapassarem o que é considerado “aceitável” por certos leitores — apontar isso, é importante frisar, não consiste em uma crítica à conduta dos personagens, pois ela foi muito bem inserida em um contexto; na verdade, é uma crítica à escritora. 

Para mim, embora muitas questões tenham sido interessantes e bem desenvolvidas, os limites mencionados foram violados por certos acontecimentos na adolescência da Lucy e pelo final do livro. 
Em suma, acredito que nem mesmo a melhor escrita do mundo tornaria útil o que foi expresso nesses momentos. E é claro que alguém pode perguntar: toda arte precisa ser útil? Com certeza é uma discussão válida e importante. No entanto, não tenho as suas respostas. Tenho apenas a minha opinião, e, considerando que isso se trata de uma resenha, é apenas ela que me proponho a oferecer. 

E a minha opinião é a de que a arte não precisa ser útil, mas também não é recomendável que ela seja um desserviço. E há, com certeza, outros argumentos que podem ser colocados aqui. Afinal, “Tudo é Rio” com certeza é um livro para adultos, então a autora não tem responsabilidade de evitar nada que seja “incorreto”. E, justo. Ela pode não ter essa responsabilidade. Mas isso não significa que todos são forçados a gostar do que ela retrata, não é? Se é possível estender tanta graça às opiniões da autora — e, sendo muito sincera, não acho que ela tinha intenção de ser “irresponsável” — também é possível estendê-la às impressões do leitor. Afinal, ninguém controla um rio. 

Além disso, acredito que é importante fazer mais uma crítica sobre o final do livro: na minha opinião, ele nem mesmo combinou com o tom da obra. O capítulo final não funcionou como nada além de um laço muito bonito e bem arrumado para indicar o conserto — mesmo que gradual ou temporário — de vários dos conflitos que foram desenvolvidos durante o enredo. Sim, durante a obra, tudo é rio, mas penso que ela foi finalizada em uma calmaria que não apresentou soluções satisfatórias para o curso caudaloso que se desenvolveu até ali.

De qualquer modo, eu recomendo a leitura. “Tudo é Rio” é um daqueles livros que uma pessoa deve ler para tirar as próprias conclusões. E, mesmo não concordando com todas as escolhas da autora, a escrita é maravilhosa e a leitura com certeza é envolvente. 

Expand filter menu Content Warnings

girlfrom105's review

Go to review page

emotional hopeful reflective fast-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.75

Que coisa mais linda, não posso dar 5 estrelas por causa de Venâncio, o despreco com razão. Fora isso, belíssimo! Minha resaca literária está completamente curada, acabei o livro hoje, logo comecei e terminei outro ("A pequena coreografia do adeus" de Aline Bei) tenho sede de palavras de novo, depois de muito, muito tempo (mais de um ano!), e por isso serei eternamente grata. Prosa violentamente sincera que nem tapa na cara de quem mereceu, porém, encontrei partes em que a escrita é gentil. Os personagens são distintos, bem escritos e marcantes. Só não dou 5 estrelas porque não tem como relevar o que Venâncio fez do jeito que a escritora fez, não dá, simplesmente não dá.
É necessário ter consequências para as ações erradas dos personagens,  ou então elas não são levadas a sério. Venâncio sofreu uma consequência muito leve e temporária, achei horrível isso, o final não deveria ter sido o final feliz de Venâncio. Tudo bem se perdoar, sei lá, cada história é uma história, mas escrever um final em que ele ganha o filho de volta? Não. Nenhum pai que jogue o seu próprio recém nascido longe merece a confiança e o privilégio de segurar um bebê, ou uma criança novamente, PRINCIPALMENTE se essa criança for o recém nascido em questão, que sobreviveu ao pai horrível que teve.
Tirando isso, é um livro magnífico, sério. Carla Madeira tem minha tremenda gratidão, e espero ler mais trabalhos dela. 

Expand filter menu Content Warnings

sofiadidonato's review

Go to review page

challenging dark emotional sad tense fast-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? It's complicated
  • Flaws of characters a main focus? Yes

2.5

A prosa é poética e muito bonita, amei a escrita. Mas muita coisa foi absurdamente explícita e grotesca, o que eu não estava preparada para consumir agora, porém não sabia que era tão intenso. No geral não gostei muito.

Expand filter menu Content Warnings

slimepuppy's review against another edition

Go to review page

challenging reflective sad medium-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

5.0


Expand filter menu Content Warnings

mxcalliman's review

Go to review page

dark sad fast-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

1.0


Expand filter menu Content Warnings

caroline_cm's review against another edition

Go to review page

dark emotional reflective sad tense fast-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

3.5


Expand filter menu Content Warnings