Reviews

Gagnants by Julio Cortázar

laefe's review against another edition

Go to review page

5.0

4* e mezzo.

emiat's review against another edition

Go to review page

4.0

Mag eigentlich „Social Experiment“ Romane nicht so gerne… Aber Julio hat auch anderweitig geslayt und so konnte ich sogar Zwischenmenschliches genießen.

lucyscandalo's review against another edition

Go to review page

mysterious slow-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

3.5

tanya22's review against another edition

Go to review page

dark emotional mysterious tense slow-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? No

4.0

joao_ricardo's review against another edition

Go to review page

4.0

Neste livro, fui transportado para uma realidade preenchida por gentes mundanas que simplesmente acabam por se achar em circunstâncias incomuns - a impossibilidade de alcançarem a proa do navio em que se encontram, um surto inesperado de tifo que contaminou a tripulação e o desconhecimento do trajeto deste navio.
De forma magistral, Cortázar usa a área proibida e o espaço confinado aos passageiros como um veículo para desenrolar o cenário psicológico de cada personagem. E é deste modo, que uma coletânea aleatória de passageiros dos diferentes estratos da sociedade argentina, convivem e se relacionam de modos simplesmente humanos, passando de meros traços de descrição (que ao início se mostram praticamente indistinguíveis) a seres humanos de carne e osso, repletos de vida, desejos, paixões, medos e fúrias - exatamente como qualquer um de nós.
Através do seu estilo, o leitor é levado por um enorme labirinto que aparenta ter solução, mas rapidamente se entende que a mesma não existe, envolvendo-o também num desses estados de enorme especulação e fabulação psicológica que assiste as personagens do romance, numa busca profusa por respostas e explicações que são, em boa verdade, as mais diretas, óbvias e triviais.
Talvez exista neste livro uma vontade de tecer críticas ao regime governativo e à estrutura social d'Argentina da década de 50, porém nunca se terá a certeza dado as notas finais do livro escritas pelo próprio autor.
Por fim, revelam-se bastantes traços e caraterísticas na escrita de Cortázar que viriam a ser predominantes nas suas obras futuras.

Nota: Este é o único livro capaz de refletir com enorme interesse o mundano, o "normal" e desinteresse da vida de uma pessoa comum, aparte de "Stoner" de John Williams.
More...