Reviews

Clockwerx by Jason Henderson, Tony Salvaggio

acrisalves's review

Go to review page

4.0

https://osrascunhos.com/2017/10/02/clockwerx-jason-henderson-tony-salvaggio-izu-jean-baptiste-hostache/

Passado numa Londres alternativa, no final do século XIX, Clockwerx possui um ambiente Steampunk ainda que não se possa classificar como tal (a fonte de energia usada não é o vapor, antes um estranho mineral do qual pode ser extraída uma grande quantidade de energia).

Um pequeno grupo de condenados faz uma catastrófica viagem de barco, onde a chefe, Molly, perde um braço bem como alguns elementos essenciais do seu grupo. Ainda assim, o importante era salvar a carga transportada, feito que conseguiu realizar dada a sua teimosia e perseverança.

Em Londres as coisas não serão fáceis – na noite desaparecem pessoas, levadas por sombrios autómatos, e a sociedade secreta à qual pertenceu Molly vê-a como uma concorrente, alguém de poucos meios que poderá fazer alguma mossa aos investimentos existentes.

Graficamente interessante, este volume possui uma narrativa simples, de luta contra um vilão irascível, rodeado por algumas personagens que se podem dizer cómicas ao cumprirem um estereótipo. O pequeno grupo comandado por Molly é constituído por ex-criminosos que pretendem levar uma nova vida e por isso enfrentam um grupo bastante mais poderoso – mas simultaneamente demasiado convencido da sua invencibilidade.

Com um final que não é totalmente convincente (nem sequer justificado) Clockwerx é uma leitura mais interessante do ponto de vista visual do que pela narrativa. Os detalhes das máquinas grandiosas são fascinantes, máquinas de traços antigos e extensas capacidades e o cenário mostra uma Londres soturna, nublada e misteriosa onde tudo pode acontecer.

More...