Reviews

The Gypsy Madonna by Santa Montefiore

raquelssilva's review against another edition

Go to review page

4.0

No Verão, leituras de Verão. É mesmo aquela época em que não nos importamos de ler os guilty pleasures todos, na praia ou a caminho do trabalho, só para desanuviar a mente. E este 'A Virgem Cigana' é um exemplo disso. Faz lembrar o 'Chocolate' de Joanne Harris - que, embora nunca tenha lido, associo sempre ao filme - e ao mesmo tempo marca-nos pelos pequenos pormenores que rodeiam a história - e que nada têm a ver nem com esse romance, nem com o quadro que lhe dá nome.

Crítica em
http://leiturasmarginais.blogspot.pt/2014/09/a-virgem-cigana-santa-montefiore.html

burrowsi1's review against another edition

Go to review page

emotional inspiring lighthearted reflective medium-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? No

4.0

richardpierce's review against another edition

Go to review page

3.0

A good read with a lot of mysteries. Proves that coincidence/serendipity has a place in fiction as in life.

theoneandonlyredrose's review against another edition

Go to review page

1.0

OMG. Incredibly badly written chic lit. Another no star book.

kesika_r's review against another edition

Go to review page

dark sad tense slow-paced

2.5

tellmeastoryxx's review against another edition

Go to review page

emotional hopeful sad slow-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.0

kirstie_22's review against another edition

Go to review page

Very slow read and in the end gave up finishing the book

veronicaguerin's review against another edition

Go to review page

1.0

Ik vond dit boek maar moeilijk doorkomen. Pas tegen het einde vond ik het spannender worden. De seksuele avonturen van de hoofdpersoon vond ik niks toevoegen aan het verhaal, heel jammer. Als ik geïnteresseerd was in de erotische verhalen, dan zou ik wel een ander genre boeken kiezen om te lezen. Al met al vond ik het geen aanrader. Ik was al eens eerder begonnen in een boek van Montefiore, maar ik waag me er nu niet meer aan.

fmoreno's review against another edition

Go to review page

3.0

3,5 stars

Este é o segundo romance da autora Santa Montefiore que leio, sendo que o primeiro foi A Árvore dos Segredos. As expectativas estavam elevadas, devido à estreia fabulosa que tive com ela e por isso estava bastante entusiasmada com este A Virgem Cigana. Este romance conta-nos a história de Mischa e da sua mãe, Anouk que vivem num chateaux em França, ostracizados pela população local, pois Mischa é filho de um alemão. Mischa e a mãe são tratados como traidores pelos habitantes da comunidade e têm uma existência muito complicada e bem exigente. Até que Coyote, um americano, chega à aldeia e muda a vida tanto de Mischa como de Anouk. A música e o amor entra nos seus corações e Coyote é o motor de mudança toda, apesar de todo o mistério e desconfiança que o segue como uma sombra. Há algo de Coyote que ninguém consegue alcançar, nem aqueles que ele diz amar. E essa sombra torna-se notória quando este deixa Mischa e Anouk sem qualquer espécie de aviso.
Mischa, que idolatrava Coyote, acaba por crescer com a ideia que foi abandonado sem razão aparente e a raiva entra no seu espírito para dominar toda a sua vida. Quando a mãe morre, deixa para trás uma série de perguntas às quais Mischa vai tentar responder com uma visita emotiva aos fantasmas do passado.

A escrita de Santa Montefiore foi algo que me agradou muito no livro anterior e este A Virgem Cigana não foi nenhuma excepção. A forma como ela descreve os cenários é muito apelativa e é impossível não nos deixarmos encantar pelas imagens que ela traz à nossa imaginação. As suas histórias puxam sempre um pouco pelo lado mais emotivo do leitor e isso também ajuda a criar uma ligação especial às jornadas destes personagens fictícios. Este livro passa por vários países - França, Estados Unidos da América e Chile. Para mim, que gosto de ler sobre sítios onde nunca estive, foi um achado. Adorei tentar colocar-me no lugar dos personagens e tentar imaginar as paisagens que a autora pintou para mim.
A infância de Mischa foi a parte do livro que mais me emocionou, por razões óbvias. A crueldade está bem presente e é algo muito forte ver como é que os outros habitantes tratam esta criança inocente. Por isso mesmo, senti um orgulho imenso quando Mischa conseguiu ultrapassar os seus traumas.
A parte contemporânea, apesar de me ter cativado por causa do mistério que envolveu a vida de Coyote, não teve o mesmo impacto em mim. Tenho que confessar, contudo, que existiram certos pormenores mais para o final desta leitura que me surpreenderam e que foram os responsáveis por manter o meu interesse até ao final. Fiquei apenas um pouco desiludida com a parte romântica. Se não fosse isso, esta leitura tinha-se revelado ser uma bastante interessante em vários aspectos. No entanto, esta escolha da autora em termos românticos foi uma que não me convenceu na totalidade e soube-me a pouco, tendo em conta o resto do livro.

Concluindo, foi uma leitura que teve óptimos momentos e outros que ficaram aquém das expectativas. Gostava de ter visto mais desenvolvimento no romance propriamente dito e creio que isso não permitiu no final recordar-me deste livro de uma forma mais intensa ou mais querida. Quero, apesar isso, ler mais livros da autora. aqui
More...