Reviews

Inseguendo l'amore by Luisa Corbetta, Nancy Mitford

katya_m's review against another edition

Go to review page

DEVIDO A UM CORPO NÃO IDENTIFICADO NA CISTERNA, PEDE-SE AOS VISITANTES QUE NÃO BEBAM ÁGUA DO BANHO.

Aquela que começou por ser uma leitura lenta acabou por se transformar, bastante depressa, e para minha surpresa, naquilo que normalmente chamamos o "vira-página".

O sentido de humor muito British, macabro, sarcástico é o meu tipo de humor, mas essa virtude rivaliza com a narrativa lenta um pouco na onda austiniana - romântica, focada nos problemas amorosos femininos, e nos longos dias preenchidos pelo ócio a que as mulheres de classes altas eram votadas. Todavia, a partir do momento em que a guerra entrou em pano de fundo - obrigando os personagens a um desdobramento psicológico -; e as heroínas da história saíram dos moldes clássicos, a narrativa ganhou uma embalagem tremenda e uma espiritualidade impagável (a vertente autobiográfica torna a leitura ainda mais interessante).

Como Linda (heroína de A Procura Do Amor), Nancy não era estranha a desastres amorosos e a círculos de simpatizantes nazis ou extremistas comunistas... o que consegue fazer com isso é que é verdadeiramente espantoso. Ficcionalizar a sua vida, tornando os seus intervenientes em personagens charmosos e divertidos merece todo o crédito (com as devidas ressalvas): das caçadas desportivas endémicas ao racismo e sexismo latente na família, Mitford foi capaz de tornar tudo comercialmente aceitável - e, de certa forma, de limpar a imagem mais imediata da sua família.

"O tio Matthew foi uma vez com a tia Sadie e a Linda assistir a uma peça de Shakespeare, Romeu e Julieta. O resultado não foi bom. O tio Matthew chorou copiosamente e teve um ataque de fúria porque a peça acabou mal. "Tudo culpa daquele raio daquele padre" era o que não parava de repetir a caminho de casa, ainda a enxugar os olhos. "Aquele tipo, como é que se chama, Romeu, devia saber que um maldito dum papista só podia estragar tudo. E a tonta da ama também, aposto que era uma católica apostólica romana, aquela cabra sinistra.""

A menos louca das Mad Mitford era um portento sarcástico com quem eu adoraria a oportunidade de travar uma conversa. À falta disso, ainda tenho mais um ou outro livro para ler. Mas, e apesar do tom humorístico, serão leituras para se fazer com parcimónia e cuidado já que o branqueamento da história é uma coisa muito perigosa.

"Estávamos completamente proibidas de ver rapazes desacompanhadas, fosse a que hora fosse, e outras rapa ngas não contavam como acompanhantes.(...)
"Respeitam-te ainda mais." Os Alconleigh nunca perceberam que o respeito não é uma atitude que os rapazes modernos acarinham, rapazes esses que procuram outros atributos nas mulheres que não a respeitabilidade."

efimerabonhomia's review against another edition

Go to review page

4.0

Situada entre las dos guerras mundiales, A la caza del amor es la primera novela de la autora de su trilogía. Como bien su título indica, el nudo y desenlace es la búsqueda incesante de una joven para encontrar el amor. Para ello conoceremos la historia a través de los ojos de la prima de la protagonista, Fanny Logan, una persona que desde que nace es abandonada por su hermana y una de sus hermanas se hace cargo de ella.

Alconleigh, la casa señorial de la familia de Linda, nuestra protagonista principal; es el centro neurálgico de todo. En ella ocurren la gran mayor parte de los sucesos que marcan un antes y un después. En la casa vive tía Sadie y tío Matthew con sus hijos, los Radlett, que han tenido una educación un poco excéntrica ya que sus padres son un tanto particulares.

El verdadero relato empieza cuando vemos a Linda teniendo celos por el matrimonio de su hermana mayor Louisa. Eso la lleva a que cuando debuta en sociedad se enamora de la primera persona que conoce pensando que es un amor puro y único. Engañada probablemente por esa ansia de estar enamorada que alberga en ella. El matrimonio no progresa bien y se termina casando de nuevo pensando que esta vez sí era amor. Lo sigue hasta Francia y cambia su residencia a pesar de la opinión de su familia.

En realidad yo creo que Linda no empieza a ser verdaderamente ella hasta que llega a París y a estar sola. En medio de la nube de la felicidad embaucada con un nuevo hombre, Linda debe refugiarse de nuevo en Inglaterra por la guerra mundial. Si señores, a Linda casi ni la para la guerra mundial.

Lo que más me gusta de la novela es que conocemos toda la historia a través de los ojos de Fanny y vemos a una Linda totalmente realista. También ese tono de comedia sarcástica que maneja a la autora y que hace que la lectura sea terriblemente atractiva. Y los personajes, impresionante esa saga familiar donde cada uno es más excéntrico que el anterior y todos tienen algo que decir excepto Fanny que sólo parece escuchar, pero sabemos que no es así.

Una persona que busca amar y ser amada no es alguien frágil, es sin duda la fuerza de la emoción.

jkwriting24's review against another edition

Go to review page

lighthearted reflective fast-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? Yes

3.5

laura_hs's review against another edition

Go to review page

funny lighthearted reflective medium-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? It's complicated

3.5

shimmery's review against another edition

Go to review page

4.0

A fun read — like a comedy version of Downton Abbey, with some European scenes thrown in.

chanisko's review against another edition

Go to review page

slow-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? No

3.0

readwiser's review against another edition

Go to review page

slow-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.0

cdcsmith's review against another edition

Go to review page

3.0

I could do without the French (forgotten what little I had known once).  I can see why this would have been appealing for some people after the war.  I can also imagine people feeling annoyed by people who seem very out of touch with the real world.

gvorb's review against another edition

Go to review page

funny lighthearted fast-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

5.0

Utterly delightful

minnavia's review against another edition

Go to review page

funny lighthearted fast-paced

3.0