Reviews

Harrow County, Vol. 2: Duas Vezes Contado by Cullen Bunn, Tyler Crook

acrisalves's review

Go to review page

4.0

https://osrascunhos.com/2017/10/12/harrow-county-vol-2-cullen-bunn-e-tyler-crook/

O primeiro volume de Harrow County apresentou uma história de terror que aproveitou elementos clássicos e mais primordiais do terror, mostrando um ambiente rural e bruxas mais clássicas, bruxas que fazem pequenos favores à população local mas que nunca deixam de ser vistas com receio.

Assim se explica que a bruxa local acaba por ser linchada, mas quando está para morrer deixa um legado – da árvore onde a suspendem nasce uma criança que é criada como humana. É na adolescência que esta criança descobre ser algo mais, com poderes para controlar monstros que a seguem – alguns com menos malícia do que seria de supor.

Depois de controlar os seus poderes e de se desmarcar da presença malévola da bruxa que lhe deu origem, a rapariga descobre, neste segundo volume que tem uma irmã gémea. Esta irmã terá crescido na cidade, com menos amor e carinho, demonstrando-se mais sofisticada, mas também mas perigosa.

Enquanto se habitua à nova presença, simultaneamente familiar e estranha, apercebe-se que algo muda à sua volta e na forma como se relaciona com os monstros – alguém está a criar uma revolta e a reunir poderes contrários aos seus.

O segundo volume mantém o tom negro do primeiro, num ambiente semelhante. Por esse motivo os elementos que voltamos a encontrar não têm o mesmo impacto e a rapariga parece cada vez mais humana, eticamente preocupada com a correcta utilização das suas capacidades. Ainda que as primeiras cenas transpareçam esta evolução ética, o confronto com uma entidade que se preocupa apenas com o poder aumenta esta percepção.

i_m_angie's review

Go to review page

4.0

Opinião para os volumes #1, #2, #3 e #4 de Harrow County.

Assim que recebi por parte da G-Floy Studio as bandas desenhadas não perdi qualquer tempo a ler. Tinha especial interesse em ler Harrow County, já viram muitas opiniões positivas e a arte da banda desenhada deixava-me deveras curiosa com a sua história. Assim como esperava, o desenho foi impressionante ao vivo, adorei ainda mais o facto de no final de cada volume ter alguns esboços, foi engraçado ver como tudo foi realizado.

Relativamente ao primeiro volume, "Assombrações Sem Fim", foi onde tudo começou. Temos o primeiro contacto com a história, e definitivamente é uma das melhores bandas desenhadas de terror. Gostei imenso da personagem principal, achei que enquadrava-se perfeitamente para o papel. A principal preocupação neste volume foi sem dúvida explicar como tudo aconteceu, e fazer uma ligação com passado e presente. Resultou muito bem, foi incrível e acho que acabou por ser o meu volume preferido. A escrita é simples, claro, mas não deixa de ser cativante. Volto a falar na arte, sem dúvida surpreendente e merecedora de 5 em 5 estrelas.

O segundo volume também surpreendeu - "Duas Vezes Contado". Não tinha quaisquer expectativas, deixei-me levar pela história. No fim do primeiro volume é feito uma pequena referência e claro, deixa os leitores com curiosidade para o volume seguinte da banda desenhada. Assim que terminei o primeiro volume peguei logo no segundo, não consegui deixar suspense e precisei logo descobrir. Foi incrível, eles deram uma reviravolta interessante na história. Ficamos a saber mais sobre a personagem principal, e ficamos a descobrir uma parte maléfica. Temos aqui duas versões da mesma pessoa. Mais uma vez, eles interligam o passado com o presente muito bem.

Acaba por ser engraçado ver como a personagem principal lida com este mundo sobrenatural. Sabemos que ela podia ter seguido outro caminho e tornado-se má. Podia ter dado uso dos seus poderes e abusar, tornando tudo terrível. Mas não, ela seguiu o seu coração e apesar de tudo ter mudado, ela consegue viver a sua vida normalmente. Claro, que por vezes ela dá uso ao que tem, na maioria das vezes da melhor forma que sabe, ajudando as pessoas.

Não deixei o terceiro volume esperar muito, foi pegar e ler sem pensar duas vezes. No terceiro volume "A Encantadora de Serpentes" temos outro ponto de vista para além da personagem principal. Achei isso curioso, porque vemos que a história de Harrow County não se baseia apenas na personagem principal e nos seus poderes sobrenaturais. Harrow County são todas as pessoas, que de uma forma ou de outra contribuem para a história da cidade. Foi engraçado conhecer a Encantadora de Serpentes, descobrir outra história que está interligada à original foi deveras surpreendente. Encontra-se tudo interligado, que tudo têm uma razão para acontecer. Impressionante!

Por fim, o quarto volume, este decidi esperar algumas horas até pegar nele. É o último volume publicado até agora pela G-Floy Studio Portugal. Não quis ler assim que terminei o terceiro volume, pois queria que a história não tivesse fim. Li, e digo que dos quatro foi o que mais me surpreendeu. O quarto volume "Laços de Família" é aquele que ficámos a saber mais sobre a história da personagem principal, como tudo aconteceu e que fatores influenciou para o grande acontecimento. Nunca pensei que fosse possível ainda haver mais história por detrás de tudo, mas afinal enganei-me. Se em quatro volumes descobri tanto, diverti-me tanto, nem imagino nos restantes!

Quero imenso ler o resto da banda desenhada, saber que acontece e como tudo se desenvolve. Acredito que esta banda desenhada seja uma das melhores de terror, e recomendo qualquer a ler. É uma experiência incrível.
More...