emannuelk's profile picture

emannuelk 's review for:

O erotismo by Fernando Scheibe, Georges Bataille
3.0

Mais uma leitura de apoio para uma possível pesquisa de doutorado.
Os pontos básicos de Bataille nesse livro são os seguintes:
1) O erotismo é oriundo da transgressão. Por isso, para que exista o erótico, são necessárias interdições, sejam sociais, históricas ou psicológicas. Ainda que não diretamente, o erótico sempre estabelece alguma relação com esses tabus, através do mimetismo, da transferência, da compensação ou da transgressão de fato.
2) A maior transgressão é aquela entre a vida e a morte. Entre a descontinuidade da consciência e continuidade da espécie. É esse aspecto que, para o autor, cria um paralelo entre o erotismo e o sagrado.
Repetindo esses dois pontos à exaustão, Bataille elabora um trabalho que tem aspectos antropológicos e teológicos, mas que fica bastante restrito, em parte devido ao seu próprio fervor, quase religioso. As escapadas à filosofia propriamente ditas são esparsas e, quase sempre, uma forma de autodefesa. É um tanto decepcionante, considerando quem é o autor, que a obra seja são restrita à sexualidade cis-heteronormativa. Mas a verdade é que, na maior parte do tempo, a sexualidade sequer é uma preocupação. Ao levar o erotismo para o nível espiritual, Bataille ignora grande parte do seu contexto físico e intelectual.
A questão da transgressão, no entanto, pode ser importante para minhas futuras pesquisas, embora sejam trabalhadas de formas diferentes em outros contextos.