You need to sign in or sign up before continuing.

ensaiosobreodesassossego's profile picture

ensaiosobreodesassossego 's review for:

O Filho de Mil Homens by Valter Hugo Mãe, Alberto Manguel
5.0

Como começar a escrever sobre este livro? Não sei. Sinto que tudo o que possa escrever não será suficiente para descrever a beleza do mesmo. Além disso, acresce a dificuldade que sinto e sempre senti em falar dos meus livros favoritos, de livros que me marcaram de uma forma singular e que eu não sei explicar porquê.

A história de um homem que aos 40 anos era profundamente solitário. Até que um dia decide que está na hora de inventar uma família, decide encontrar um filho. (Aquelas sinopses que só ocorrem mesmo ao VHM)

Caraças, que este foi, sem dúvida alguma, o livro mais bonito que já li em toda a minha vida. A solidão, o cuidado mútuo, o amparar o outro, a solidariedade, o preconceito e o ser diferente, ser marginalizado, ser "fora do normal" são temas tratados de forma muito característica pelo autor. Temos aqui uma mensagem muito profunda e muito importante, que retrata uma família criada não por laços de sangue, mas sim por laços de amor. O amor deve prevalecer sempre.

Valter Hugo Mãe é um escritor fenomenal, já todos sabemos disso, mas o que ele fez com Crisóstomo, Isaura, Camilo, Matilde, Rosinha, Gemúndio é de uma beleza e generosidade profundas. De uma humanização tão bonita.
Sentimos a dor e a beleza em cada palavra de Valter, e é isso que me encanta na escrita do autor. Como a beleza e a dor se juntam para criar uma obra de arte. Escrito com a sensibilidade única, aquela sensibilidade que nós pensamos logo "isto só podia ter sido escrito por Valter Hugo Mãe".

Um livro em prosa que, no fundo, é poesia.

Gosto muito de ler livros densos e tristes, livros que versem essencialmente sobre a densidade psicológica das personagens, mas este livro - que é um livro esperançoso, um livro feliz (apesar das inúmeras tragédias que acometem as personagens), um livro que nos dá esperança e que nos faz querer ficar abraçados a ele depois de terminar a leitura - passou a ser dos meus livros favoritos da vida.

"O filho de mil homens" é um lugar feliz. Um lugar seguro para todos os seres humanos, sejam eles de que forma forem. Um livro-esperança.