A review by lqueijo
Luster by Raven Leilani

2.0

No seguimento do "Black Lives Matter", e em sentido decrescente, passei do excelente "Girl, Woman, Other" para o mediano "Such a fun age" e agora para este fraquinho "Luster". Pelos vistos o "hype" continua.
Não consegui perceber a ideia de uma jovem negra de vinte e qualquer coisa anos ir co-habitar com um casal (heterossexual) branco, cujo homem conheceu, previamente, online e com quem desenvolveu uma relação física (não cheguei a perceber se emocional também) e com a sua adolescente filha adoptiva (negra), num subúrbio de habitantes, tipicamente, brancos. Para além dos devaneios (de todos os tipos) de Edie, a protagonista, que, seguramente, não pode ser considerada uma rapariga comum, e que me parece ser o ponto forte do livro, este não tem, rigorosamente, nada mais a oferecer. Não se pode dizer que as restantes personagens sejam desenvolvidas porque a história, na sua pobreza, também não o é. Este livro parece uma clara tentativa de aproveitamento do "timming" acerca das questões raciais sem, no entanto, conseguir nada que se pareça.
Tinha pensado ler, ainda o "Queenie", mas sendo dentro da "mesma onda", não me parece que queira chegar ainda ao francamente mau, uma vez que não foi tão badalado como este "Luster". Ou então anda tudo ao contrário...
Fraco. Muito fraco...