A review by guilhermeests
Harry Potter e o Príncipe Misterioso by J.K. Rowling

5.0

Sexto livro da coleção Harry Potter, sexto livro que leio desta história e o segundo que falo aqui no blog. Comecei esta leitura entusiasmadíssimo, pois o sexto filme foi dos meus favoritos pela sua história e por conhecermos melhor o passado do grande vilão desta história, Lord Voldmort. Mas ao fim de cem páginas pude perceber o quão o livro é diferente do filme. Claro que a base da história, por assim dizer, é igual, mas certas cenas que são contadas no filme, são muito mais detalhadas e interessantes no livro! E muitas delas passam-se de maneiras diferentes no livro, sendo que neste são muito melhores. Mas o que mais chateou foram cenas que eu considero como algumas das mais importantes do livro, não foram sequer referenciadas no filme como por exemplo *Spoiler* as memórias sobre o passado de Tom Riddle. Na minha opinião essas memórias deviam todas ter sido contadas no filme; são essenciais à compreensão melhor da história. No filme só nos são contadas duas delas. *Fim de Spoiler* Tentei ao máximo, à medida que ia lendo, não me lembrar das cenas do filme, mas é um pouco impossível, pois muitas já foram as vezes que vi a história no grande ecrã, e é me impossível não me lembrar dele. Mas apreciei imenso este livro, tirando estes pontos de comparação.

Contém spoilers dos livros anteriores

Neste livro, é nos retratado o sexto ano que Harry Potter passa em Hogwarts, a aprender a arte mágica e a jogar Quidditch na sua equipa Gryffindor. Além dos trabalhos da escola, Harry juntamente com o diretor da Escola de Feitiçaria, Albus Dumbledore, percorre através de memórias o passado do seu grande rival, Lord Voldmort, com o objetivo de puder descobrir uma maneira de finalmente o derrotar. No final do ano anterior, Voldmort foi visto pelo próprio Ministro da Magia, no Ministério, e agora toda a gente sabe que correm perigo pois o Senhor das Trevas e os seus subditos, Devoradores da Morte, a cada dia mostram a sua presença, atormentando as pessoas, com mortes e desaparecimentos. Como sempre, os melhores amigos de Harry, Hermione Granger e Ron Wesley, acompanham-o nesta jornada, sempre ajudando-o no que podem e no que não podem. Ao fim da pequena paixão que teve por Cho Chang, Harry percebe que alguém que lhe é próximo, desperta no seu coração o verdadeiro amor. Mas, Harry pensa que o sentimento não é reciproco, e então tenta não se preocupar muito com o assunto. Isto tudo ajuda a que este se torne um dos mais difíceis anos de Harry, tanto na sua vida, como na escola.
Não vou contar muito mais, porque não quero estragar a história a alguém que esteja a pensar ler o livro, mas posso-vos dizer que este livro excedeu as minhas expectativas, com uma história absolutamente inovadora, principalmente com a história dos Horcruxes, que não lembra ao diabo.

Poucas personagens novas nos são apresentadas, mas a mais importante é Horace Slughorn, um antigo professor de Poções de Hogwarts, que volta à escola de magia, e que se revela mais que um simples professor de Poções, e sim uma peça importante do passado de Voldmort. Harry aproxima-se de Slughorn, por vezes não o suficiente, a pedido de Dumbledore. Uma coisa que o facilita é que Harry torna-se o melhor aluno de poções do sexto ano. Não por mérito seu, mas sim do Príncipe Meio-Sangue, o antigo detentor do seu livro de Poções. Com este livro, não aprende só a fazer poções de uma maneira perfeita, como também feitiços inventados pelo Príncipe, uns engraçados, outros... nem tanto...
Das personagens habituais, podemos destacar Hermione, que neste livro passa a maioria do tempo chateada, ou por Harry ser melhor a poções que ela, ou com ciúmes. Ron que neste livro apaixona-se (ou não), e deixa de passar tanto tempo com Harry e Hermione. Mas como já disse antes, estas duas personagens anteriores, apesar de tudo, mostram estar sempre com Harry quando ele precisa, o que acho espantoso.
Harry, neste livro, está mais desesperado do que nunca para derrotar Voldmort, e faz de tudo para descobrir os mais escuros segredos do seu inimigo. Mostra-se também perspicaz, uma coisa um pouco invulgar nesta personagem.
A última personagem que vou destacar é Ginny, que neste livro tem uma participação maior. Posso dizer que se tornou uma das minhas personagens favoritas, por conseguir ser engraçada nuns momentos, mas também severa noutros, e é mais nestes que admiro esta sua posição.

Este foi um livro, que, como já disse, excedeu as minhas expectativas, por proporcionar uns bons momentos de leitura, com uma história alucinante e arrebatadora.
J.K. Rowling sem dúvida que é uma excelente escritora de histórias do fantástico, e uma das minhas favoritas, e estou ancioso para ler o último livro, que pelo que já ouvi também é um dos melhores da saga, e que sem dúvida vou adorar.


Podem ler a minha review deste livro também aqui: http://sonhareescreveer.blogspot.pt/2012/08/harry-potter-e-o-principe-misterioso.html