A review by oatila
Can Democracy Survive Global Capitalism? by Robert Kuttner

4.0

Um passeio pela história européia e americana mostrando como democracia e capitalismo não necessariamente andam juntos. Estou bastante acostumado com o discurso de que a automação tira trabalhos, máquinas estão fazendo os salários continuarem baixos, de livros como Segunda Era das Máquinas. Mas Kuttner dá um outro ponto: isso pode ser fruto de poder econômico corroendo o poder político.

Em outros momentos da história ou em países como a Alemanha recentemente, medidas ativas ajudaram a manter operários capacitados e atualizados o suficiente para migrarem para novos empregos e continuarem melhorando o salário que ganham. Enquanto em outros, como os EUA, segundo Kuttner o financiamento de campanha crescente levou os Democratas a apoiarem cada vez menos medidas mais sociais e se aproximarem cada vez mais dos Republicanos. E aí vão fazer pior o que republicanos já fazem bem.


O livro casa bem com a discussão de Throwing Rocks at Google Bus e poucos outros livros que li, que discutem como a concentração de capital na mão de cada vez menos pessoas aumenta muito a capacidade que têm de interferir em grande escala na política. E como medidas muito liberalistas acabam sendo imparciais e favorecendo mais alguns do que outros e tornando o mercado menos livre do que era antes. E quanto mais corroída a confiança na democracia, no Estado e em entidades, maior a dependência das pessoas em empresas e quem justamente tem justamente um interesse contrário ao delas.