A review by herfleurs
Ace by Angela Chen

fast-paced

5.0

Esse livro foi tão maravilhoso pra mim, me encheu com muitas informações e muita, muita validação. 
 Uma das coisas mais importantes pra mim e que me ajudou a gostar tanto foi como a autora trouxe pespectivas sobre a forma que assexualidade é "trabalhada" das pessoas que pertencem a diversos grupos minoritários. 

Eu não li uma quantidade significativa de livros teóricos sobre sexualidade, mas eu fui atrás mais fortemente sobre assexualidade e o primeiro que tentei não funcionou pra mim. Não que não foi informativo ou algo assim, mas era basicamente um monte de experiências de se descobrir ace e basicamente, assim como acontece nesse aqui, muita gente foi por fóruns na internet e achando a AVEN de alguma forma. Agora, eu mesma também descobri pela internet mas eu de forma nenhuma conseguia empatizar com ninguém no outro livro, e tinha histórias de pessoas racializadas também. 
 Só esse ano eu comecei a pesar como ser parte de outras minorias e certos acontecimentos não me apressaram a essa necessidade absurda de pertencimento que muitos aces sentem e que levam ao descobrimento. Pobreza e raça foi e é algo tão intrínseco em mim como pessoa que sempre pensei que minha percepção sobre atratividade, relaciomentos e coabitação era puramente guiada principalmente por essas duas coisas. E depois dessa leitura se alguém me pedir pra separar minha percepção dessas coisas apenas pela pespectiva de ser ace eu fico tranquila à dizer que eu simplesmente não posso, e isso tá tudo bem. Hoje em dia eu tenho mutuals no Twitter (por onde eu aprendi sobre assexualidade, pra começar) e sigo páginas e diferentes pessoas da comunidade ao redor do mundo, mas eu não tenho a base, nem tempo nem material pra estar presente ou atenta a pesquisas, fóruns e etc. Nos livros sempre tem gente falando de fóruns e internet nos anos 90, 2000 (na realidade qualquer época) e eu simplesmente não posso contemplar isso quando nessa época eu não tinha acesso a sequer entender onde eu morava ou entender porque algumas pessoas comiam todo dia coisa que eu nem sequer sabia que existia. Classe pesa mais pra mim no mundo assexual do que branquitude, o que não quer dizer que o último não seja maçante de lidar mas me surpreendeu tanto quando percebi e essa leitura me deixou muito tranquila em relação a isso.
 

Tem capítulos incríveis,  e me ajudou demais a separar certos momentos e decisões e ver claramente o que a autora estava descrevendo, foi incrível. 
 Tem tanto assunto importante, ela diz que o livro dela pode ser considerado um livro ace pra allos mas eu fortemente recomendo pra aces, mesmo pra quem já está na comunidade à muito tempo. 
 O capítulo sobre consentimento sexual trouxe tanta luz pra mim, e deve ser lido por absolutamente TODO MUNDO, o de assexualidade e pcds foi muito esclarecedor também. Ela simplesmente não deixa de associar nada sobre o mundo e sociedade para com assexualidade, ela foi muito honesta, mesmo quando a vivência/opinião ou sentimento dela diferia com o que ela estava mostrando. 

Enfim, incrível.