A review by umbookaholic
Boneco de pano by Daniel Cole

4.0

Assim que eu soube que a Arqueiro iria publicar esse livro aqui, eu já fiquei bem animado: corri pra ler resenhas, ver vídeos do booktube gringo, enfim, fui procurar saber o que a galera lá de fora tinha achado do livro. Descobri que o livro tinha sido publicado pela primeira vez não havia muito tempo e que havia certo buzz nele. Fiquei ainda mais empolgado quando vi que todo mundo, praticamente, tinha dado 5 estrelas.

Boneco de Pano é o livro de estreia do Daniel Cole que, já em seu primeiro livro, traz uma história muito bem amarrada e com uma premissa bastante diferente. O fato de ter um assassino andando por aí arrancando partes de pessoas é bem bizarro (e assustador, até) e acho que nesse quesito o Cole se deu bem. A cena onde o boneco é mostrado pela primeira vez me deixou muito assustado, por que foi uma coisa muito visual. A forma como autor descreve o boneco, a forma como as partes se mantêm juntas, como ele estava pendurado, enfim, foi MUITO legal! O autor tem um senso muito bom pra narração/descrição. As vezes ele exagera, sim, mas nada que te impeça de ler.

Os personagens são bem legais. Gostei muito de estar ali com eles, tentando descobrir quem é o tal serial killer, pra poder impedi-lo. O fato d'o nosso protagonista, o Wolf, estar na lista é bem agoniante. Tinha vezes que ver o relacionamento dele com a Emily - uma parceira de trabalho - era muito triste. Ela ficava imaginando o Wolf morrendo, já que todos os planos deles vinham dando errado. Conforme a história vai avançando, nós, leitores, ficamos agoniados, sem saber o que fazer. Cada personagem tem o seu próprio passado, os seus próprios problemas. Um dos meus personagens preferidos da história é o Edmunds, que é um cara novo, casado e que está prestes a ser pai. Toda essa coisa d'ele ter que conciliar trabalho/família é muito bem abordada no livro, o que faz com que os personagem - e a história - fique muito mais tridimensional e verossímil.

A relação entre os personagens é a parte mais legal de tudo. Ver como eles conversam sobre o trabalho e sobre coisas banais; ver a tensão entre o Wolf, a Emily e a Andrea, sua ex-mulher; acompanhar o Edmunds Edmunds (referências 😜). Os diálogos desses livros são MUITO bons, sério! Eles conversam sobre táticas pra manter o prefeito seguro, sobre sexo, sobre a vida! É muito bom mesmo! Os diálogos são tão bons, que a gente ainda dá boas risadas, durante a leitura. \o/

Quanto a identidade do "vilão": foi a coisa que menos me prendeu. Eu gostei de como tudo se explicou no final, mas não foi a melhor coisa do livro. Eu estava curioso, sim, pra saber quem estava por trás de tudo aquilo, mas estar com os personagens estava tão legal, que eu, Alex, deixei isso meio de lado.

Gostei muito da tradução e da revisão do livro. Encontrei dois ou três problemas com vírgulas, mas nada que atrapalhe a fluidez da leitura. A edição tá muito rica: o livro em si tá bem maleável, atrás da orelha tem uns fios e a diagramação tá bem gostosa, super confortável pra ler.


Boneco de Pano é um livro eletrizante, que fisga o leitor até a última página. Recomendo pra quem está em busca de um livro rápido e bem escrito! :)