A review by anacarolinaeo
A Sociedade dos Sonhadores Involuntários by José Eduardo Agualusa

3.0

como li em outras resenhas aqui embaixo:
esse livro é político - e que bom que é. (2)

e existem alguns livros que não nos seduzem de imediato,
mas vão ganhando a gente aos poucos. (2). não poderia concordar mais.

esse foi o meu primeiro Agualusa e o que eu mais gostei dele foram as frases-pérolas. aquelas frases tão bem escritas, tão polidas, que mereciam estar em livro de aforismos, sabe? essa cara claramente sabe o que faz. os capítulos são curtos e a narrativa passa voando. dá pra engolir o livro bem rápido.

eu não me conectei profundamente com todos os personagens, não achei que todos foram igualmente bem desenvolvidos, mas aprendi muito sobre a cultura africana. os exemplos do governo autoritário & facista claramente machucam onde dói, hoje em dia, mas até isso serviu de amparo.

o discurso da filha do personagem do principal (lá pela página 210) foi uma das coisas mais arrepiantes de todas. eu geralmente não gosto de história & crítica política misturadas com ficção, mas é necessário. e, no Brasil de 2020, uma forma de catarse pra lidar com o que da acontecendo.

um livro que começa com um epígrafe de Pessoa não tem como dar muito errado. ganharia 3 ★ e meia, se pudesse - ou então 7, se fosse de zero a dez. o tema ~SONHOS E SONHADORES foi o que me me convenceu a comprar e a ler o livro, em primeiro lugar, e o Agualusa costura isso muito bem.

dá vontade de reescrever todas as frases lindas do livro aqui. ♥