A review by guilhermeests
O Sobrinho do Mágico by C.S. Lewis

3.0

Já tenho este livro há uns quatro anos, e fui uma das obras de leitura do meu 4º ano de escolaridade. Era uma leitura conjunta de toda a turma, e lembro-me que alguns dias em que a turma leu o livro, eu faltava por estar doente. Agora como quero ler a saga, decidi reler o livro, e apercebi-me que poucas eram as coisas que me lembrava da história.

Digory Kirke e Polly Plummer são vizinhos e quando os dois se conhecem nasce uma grande amizade entre si. Os dois partilham um grande gosto por aventuras e uma imaginação única.
No Verão em que se conheceram, Digory e Polly, decidem percorrer um túnel no sótão de Polly, que pensam dar para as outras casas vizinhas. Quando decidem sair do túnel, pensando que se encontram numa casa assombrada da sua rua, descobrem que não podiam estar mais enganados. Encontram-se no sótão, que sempre se encontra trancado, do senhor Andrew Ketterley, o assustador tio de Digory, e que toda a gente considera maluco. Por meio de magia, o tio Andrew manda Polly e Digory para um outro lugar, que mais tarde se descobre como sendo um "mundo" intermédio entre todos os outros mundos.
Num dos mundos que visitam, Charn, conhecem uma rainha que deseja acima de tudo o poder sobre o seu mundo, e quando viaja para a Terra com Digory e Polly, também deseja possuir esse mundo, e fazer com que todos respondem às suas ordens.
Digory descobre que foi um erro trazer Jadis, a rainha, e faz tudo para a levar de volta ao mundo de onde veio, e quando o consegue, não a leva para Charn, mas sim para Nárnia, um mundo que começa a nascer aos poucos, ao som da Canção de Aslan, o Leão.

Posso dizer que não estava à espera de gostar tanto do livro como aconteceu. Lembro-me de ter achado a história do 2º filme (O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa) muito mais interessante, o que com toda a certeza vai acontecer também com o 2º livro, e de não ter gostado deste livro. Mas nesta releitura descobri a magia deste livro.
Este livro é uma introdução ao mundo de Nárnia. A história em si pode não ser tão mágica como as dos outros livros, mas eu julgava que era pior, para ser sincero.

As personagens são engraçadas e criamos uma fácil empatia com elas, sendo que até nos chegamos a rir das discussões amigáveis de Digory e Polly. Tio Andrew consegue ser odiável, mas pior é Jadis que nos consegue por os nervos à franja. Espero vê-la de novo nos próximos livros, e que lhe seja dada uma boa lição.

A escrita do senhor Lewis é muito acessível e um pouco infantil até. Mas eu já estava à espera pois na Wook podemos ler que o livro é aconselhável a alunos do 4º ano. Este facto pode ser um pouco chata, por assim dizer, mas não foi algo que me "chateou" muito.

Os próximos livros já se encontram na prateleira, para serem lidos muito brevemente. Mal posso esperar para regressar ao mágico mundo de Nárnia, até porque o próximo livro já conta a história dos quatro irmãos Lucy, Peter, Edmund e Susan!

3,5*