A review by carolmcbarbosa
O eterno marido by Fyodor Dostoevsky

emotional funny fast-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.75

Dostô conseguiu me reconquistar com esse livro, depois de minhas últimas leituras terem sido, de certa forma, maçantes (mas acho que o foram pois meu mood no momento das leituras não tava na pegada drama novela russa cheia de reflexão profunda e humor pesado típico deste senhor) e posso dizer que esse se tornou um dos meus favoritos.

Aqui temos um livro curto, de umas 200 páginas e com uma escrita mais leve e fluida do autor, mas que preserva o seu humor, seus dramas e uma narrativa gostosa de acompanhar - tudo que amo na escrita dele.

Inclusive, se você tá pensando em começar a ler russos ou Dostô, eu recomendaria esse como uma primeira opção.

Acompanhamos por alguns dias o reencontro de dois homens, um homem que acabou de ficar viúvo e o ex-amante da esposa que veio a falecer. No início não sabemos se o marido sabia ou sabe sobre o caso. Não sabemos a que se deve esse encontro nove anos depois do caso ter acabado. E nem mesmo como era a relação entre os dois homens anteriormente. Além de conhecermos a mulher apenas pelo ponto de vista dos dois homens.

Naquele ambiente típico russo de Dostô (quando eu leio ele, eu sinto a pegada “casas ou apartamentos minúsculos apertados, típicos soviéticos, aquela arquitetura dura, cidade suja, suor, vodka, falta de dinheiro, mais álcool, ar pesado, um calor de quando usamos muitos casacos quentes no inverno pesado, pressa”), eu dei várias gargalhadas com suas tiradas e seu humor que me surpreendiam inesperadamente no meio de diálogos ou situações, aquele dramalhão sempre presente que parece novela mexicana, fofocaiada, análises ótimas e reviravoltas, como sempre.

Feliz por ter escolhido esse livro agora, que foi uma belíssima surpresa, um queridinho que entrou pra lista de favoritos e me fez ter um desespero de ler todas suas obras.

Ps. : pra quem nao sabe, Dostô é um dos meus autores favoritos da vida, literatura russa é a minha favorita e eu tenho um check list com tudo que ele já escreveu (na verdade eu faço isso pra todos meus autores favoritos, que inclusive recentemente, consegui definir meu top 5), pra eu poder ir dando check e sentir uma paz e felicidade no coração de conhecer cada vez mais meus amorzinhos.