A review by carlaafmelo
1Q84 (I) by Haruki Murakami

5.0

Quando se lê Haruki Murakami, seja que livro for, há sempre um aspeto a ter em conta: este senhor cria mundos. Daí é mais do que necessário que a pessoa se sinta preparada para sair da designada "zona de conforto", que se sinta capaz de se atirar para novos mundos, novos sentimentos, novos finais.
O terceiro livro da trilogia 1Q84 tem o poder de nos deixar sedentos de palavras. Com isto quero dizer que rapidamente damos por nós a ler compulsivamente, desejando ser mais rápidos, ter mais olhos, mais livros, maior capacidade de apreensão, tudo o que nos permitisse descobrir todos os mistérios, harmoniosamente tecidos e agrupados, apreender todas as críticas sociais, sentir todos as emoções e sentimentos das personagens. É uma leitura fascinante, escrita de um modo simples mas luxuoso que nos transporta a uma nova dimensão.
Quem leu os livros anteriores vai sentir, como eu, que o livro tem o fim esperado: consuma-se aquilo que desde as primeiras páginas do primeiro livro nos é descrito. O amor vence, independentemente do espaço, do tempo, das causalidades. E é ele o motor da vida.
Sim, muitos sentirão que há perguntas às quais não é dada resposta, mas até que ponto é que isso não é algo que prende o leitor? Na literatura é permitido viver-se através de ilusões, de expetativas, de diversas linhas de ação. A imaginação advém disso. Daí acredito que todos os leitores sentirão esta liberdade em divagar sobre essas questões como algo positivo.Algo libertador e estimulador do nosso cérebro.
Acredito então que qualquer pessoa que gosta de uma boa história, de excelentes personagens e de um vocabulário delicadamente complexo deva ler esta trilogia do afamado Haruki Murakami.