larissatabosa 's review for:

O Ceifador by Neal Shusterman
5.0

Absolutamente rendida por esse livro! Amei demais a premissa. Um mundo perfeito, sem doenças, pobreza, mortes naturais ou acidentais, humanos podem se rejuvenescer... Tudo controlado por uma consciência superior, chamada de Nimbo-Cumulo, que tem o poder de destruir tudo, mas que prefere ajudar os imortais.

Contudo, o mundo não suportaria o crescimento populacional desenfreado, se não existe mais mortes, o que fazer? É aí que entra a Ceifa e os ceifadores. Uma corporação criada para ceifar a vida das pessoas e com isso manter a terra sustentável, sem superlotação. A Ceifa é controlada totalmente por humanos e é o único lugar que a Nimbo-Cumulo não pode intervir. Mas o que acontece quando os seres humanos têm poder sobre algo? Corrupção.

No princípio, os ceifadores tinham uma moralidade e incorruptibilidade notáveis. Faziam o trabalho de ceifar vidas de forma honrosa. Criaram mandamentos para ajuda-los, para não saírem dos trilhos. Mas eis que com o passar dos tempos muitos ceifadores começaram a deturpar os ideais da "corporação" e passaram a amar o serviço, tornando-se assassinos sanguinários. A corporação ficou dividida entre os clássicos, que não sentem prazer em ceifar vidas, não querem holofotes e agem com humanidade, e os visionários, amam o ato de assassinar, querem a fama e tudo que ela trás, matam pelo prazer de matar e sempre de forma cruel. Pronto, cenário formado.

Um dos ceifadores, da velha guarda, é incumbido de encontrar um novo Ceifador. Eis que após alguns encontros interessantes, escolhe dois pupilos, que competirão pela vaga. O ponto principal entre eles: eles não querem. E assim somos apresentados a Citra e Rowan. Como uma das regras é que eles não se envolvam ramanticente, óbvio que eles se apaixonam.

A partir daí somos apresentados a muita confusão e gritaria. Conhecemos um vilão f*do, que causa muito ódio e uma vontade de jogar o livro na parede. Além de personagens femininas fortes, inteligentes e destemidas.

Se eu amei? Amei muito e já pretendo devorar os seguintes. Também amei as reflexões que o livro desperta e estou muito curiosa para saber o que vai acontecer.

Leiam essa preciosidade!