A review by redsilva95
Eva by Anna Carey, Fabiana Colasanti

5.0

Depois que uma praga dizimou 98% da população, um homem tomou a liderança da situação, se tornando um rei. Ele é responsável então pela Cidade de Areia, que seria o recomeço da sociedade. Então, somos apresentados a Eva, uma jovem que, assim como um grupo de garotas, faz parte de uma Escola, onde na teoria ela aprenderá ofícios para, assim que se formar, se mudar para a Cidade de Areia. Porém, quando a "bully" da escola, Arden, é pega for Eva fugindo da Escola, é também quando Eva descobre toda a verdade: as garotas se tornarão parideiras, ou seja, por 20 anos elas serão responsáveis apenas por conceber a nova população. Sabendo disso, Eva foge e se infiltra na floresta, onde ela tem que se refugiar com rebeldes, e vai conhecendo aos poucos a realidade que foi escondida dela.

"O amor era o único adversário da morte, a única coisa poderosa o bastante para combater sua força urgente e arrebatadora" (p. 238)

O diferencial dessa história é que a protagonista é humana, ou seja, faz e aprende com seus erros, assim como acompanhamos o seu crescimento. A história, narrada em primeira pessoa pela Eva, também tem personagens bem construídos e desenvolvidos, e a trama é envolvente e viciante. Além do fato de tratar de temas bem pesados. A leitura flui rapidamente, você se identifica com os personagens, e torce pelo casal protagonista. E, ao contrário de outras protagonistas de distopias, Eva realmente conseguiu a façanha de não ser uma mocinha irritante. Encontrei dois erros de revisão, sendo um de gramática, à partir da página 240, mas nada que prejudique a leitura. Recomendo principalmente pra quem gostou de "Delírio", de Lauren Oliver.