A review by maggie_desu
Marina by Carlos Ruiz Zafón

5.0

2017, junho
Decidi reler esta preciosidade e apercebi-me que nem sequer me lembrava de metade dos pormenores da história. Foi bastante bom voltar a ler Zafón. Chorei da primeira vez que o li, o mesmo se passou desta vez, o pior foi que comecei a chorar no meio do comboio (também já comecei a rir por causa das piadas das personagens, resultando em olhares estarrecidos das pessoas que iam ao meu lado, inclusive tive de explicar que me estava a rir do livro e que não estava sequer a ouvir a conversa alheia!).
Faço diariamente 4h de comboio e notei que essas 4h não chegavam para estar a desfrutar duma obra deste senhor, as viagens tornaram-se extraordinariamente curtas. A magia da escrita de Zafón delicia-me todas as vezes que pego num livro do senhor.
Quando o terminei senti uma pontinha de tristeza por abandonar as personagens, mas depois lembrei-me que só me fazem chorar. Questionei-me sobre o porquê de querer reler um livro que me faz chorar que põe sempre a chorar. Masoquista? Possivelmente, mas acima de tudo, é amor pelas histórias e escrita de Zafón. É um dos meus escritores preferidos, sem margem para dúvidas.
_______________________________________________________
2014, janeiro
Primeiro contacto com o autor, pensava que seria com A Sombra do Vento mas, afinal, foi com Marina e não me arrependo nada. Li-o por recomendação de uma amiga e estou feliz por o ter feito. Adorei este livro, a escrita é fantástica assim como a história em si. Nas partes onde havia agitação, o meu ritmo de leitura acompanhou o passo dessa agitação o que me agradou imenso, sinal de que estava mesmo a gostar do que estava a ler. Há imenso tempo, anos mesmo, que não chorava a ler um livro e este livro fez questão que as lágrimas corressem pela minha face. Após terminar Marina fiquei magoada, a odiar tudo; não teve um final cor de rosa onde tudo ficou bem, mas estou feliz que não tenha tomado esse rumo. Adorei imenso esta leitura e espero vir a reler esta obra. Foi-me recomendado e o mesmo farei. Recomendo bastante a leitura deste livro, é um óptimo começo com este autor.
Algo que me esqueci de mencionar: a sinopse não faz jus à história do livro; eu lia e não me despertou interesse, se não me tivesse sido recomendado havia uma probabilidade de nunca o ir ler, mas ainda bem que foi.