A review by olga0603
Desejo Subtil by Lisa Kleypas

5.0

Primeiro que tudo quero só dizer que este título não só não tem nada a ver com o título em inglês ("Secrets of a Summer Night") que, por sinal, se adapta muito mais à história que o "Desejo Subtil" português. O mesmo se aplica ao nome escolhido para esta série, "Wallflowers" em inglês e "À Flor da Pele" em português. Isto leva-me exactamente "criticar" a enorme tentativa da editora em comercializar esta série como sendo erótica quando, na verdade é uma série de romance histórico, com algumas cenas mais "quentes", é verdade, mas longe de ser erótica.
Tendo dito isto: eu adorei este livro! Para ser sincera não estava nada à espera de gostar tanto deste livro, uma amiga recomendou-mo e, quando o vi disponível no clube Blogring, achei que valia a tentativa e valeu.
Gostei tanto deste livro, não por ele se diferenciar muito de todos os outros romances que já tenha lido, mas sim pela forma como é contado se diferenciar e, por isso mesmo, me ter dado mesmo muito gosto lê-lo.
A verdade é que comecei de pé atrás, precisamente por esta série ser comercializada como sendo erótica e, apesar de me terem dito que não era o caso, eu estava um pouco reticente porque é um dos estilos que menos aprecio. Todos sabemos o quão difícil pode ser gostar de um livro quando já vamos de mente fechada; no entanto, a surpresa veio logo nas primeiras páginas, gostei muito da forma como a escritora introduziu a história, e os personagens. Ficamos logo a saber qual é a situação económica de Anabelle e da sua família e conhecemos Simon Hunt e o que ela pensa dele.
A história conta com bastantes descrições, o que eu adorei. A forma como a Lisa Kleypas escreve nunca se torna aborrecida e é sempre muito fluida e natural, nem notamos que são descrições porque tudo serve para compor o todo do livro.
Então seguimos a história de Anabelle, Evie e das irmãs Bowman (as minhas preferidas), e da sua busca por um marido. Achei a relação entre elas muito engraçada e amorosa. Mas, aparentemente, depois de Anabelle conhecer Simon Hunt, já não quer casar com qualquer um, apenas com ele, apesar das suas diferenças em termos de posição social; Anabelle, proviniente de uma família aristocrata e Simon, o novo-rico, filho de um talhante não são propriamente um par feito nos céus mas gosta muito um do outro e têm um romance muito conturbado no ínicio mas, mesmo ao estilo romantico, o seu amor acaba por ultrapassar tudo isto.
O que gostei mesmo mais, para além da forma como a escritora conta a história, porque acho que ela é mesmo uma contadora de histórias nata foi a construcção das personagens: pelo fim sentimos que conhecemos bem todos os participantes da trama, mesmo os que têm um papel mais secundário e todas elas, têm personalidades muito vincadas e com traços muito próprios e defeitos e virtudes.
Definitivamente uma saga a ler até ao último livro!