A review by rolandosmedeiros
The Arabian Nights: Tales from a Thousand and One Nights by Anonymous

2.0

Eu sei que há todo aquele papo de se inserir na época em que o livro foi escrito, e eu tentei, de verdade, mas o fato de ser impossível entrar totalmente em branco dentro de qualquer coisa só acrescenta aos pontos negativos que esse livro tem para mim. Eu aguentei algumas dezenas de — repetitivas — noites, antes de largar mão do livro e pular para as histórias mais bem faladas, ''Sinbad, ''Aladinn'' e ''Ali Baba'', histórias realmente interessantes, mas pelo que descobri, foram adições posteriores à obra original, ou seja, as melhores narrativas do livro nem faziam parte dele de fato. Você entra esperando gênios concedendo desejos, e recebe gênios estuprando mulheres.

Eu entendo que foi um livro importante, e para mim, no entanto, vai ser apenas isso, um livro que sei ser importante e nada mais; gostei mais da Epopéia de Gilgamesh do que as Mil e uma Noites.

Muitos dos meus autores favoritos sempre recomendam esse livro, mas, sei lá, muito impalpável para mim. Fico me perguntando até se li a versão certa, dada a chuva de cinco estrelas que esse livro recebe por aqui. Um dia eu tento de novo. Talvez o caminho seja ler os contos espaçados e não em sequência, dada a grande repetição de temas. Talvez o caminho seja outra edição. Sinceramente não sei.