A review by guilhermeests
Em Chamas by Suzanne Collins

5.0

Passados cinco meses da leitura de Jogos da Fome, que tem o mesmo título da trilogia, decidi ler em conjunto com a Rute do blogue Chá de Livros, este livro. Nunca tinha feito uma leitura conjunta, e adorei a experiência.
*CONTÉM SPOILERS, PARA QUEM NÃO LEU O PRIMEIRO LIVRO*
No último livro, ao fim de muita luta, Katniss e Peeta, conseguiram sair da arena dos Jogos da Fome. Foi um acontecimento inédito, pois até àquele dia, nunca dois tributos haviam conseguido sair da arena. Apensa um saía. Mas, o que parecia uma grande vitória, tornou-se num grande problema, pois o Capitólio não aceitou de bom grado o ato de rebelião de Katniss.
Ao fim de repousarem uns tempos em casa, Katniss e Peeta são obrigados a fazer um passeio por todos os Distritos de Panem, para comemorar a chegada de mais uns Jogos da Fome. A relação dos dois protagonistas não estava muito boa desde o final do primeiro livro, mas ao longo deste passeio, Katniss e Peeta mostram-se como um casal feliz para os habitantes de Panem, e Katniss vai percebendo que se calhar nasceu dentro dela um sentimento sobre Peeta, na altura em que estavam dentro da arena. São muitas as rebeliões que os dois jovens do Distrito 12 presenciam, e estes vão-se apercebendo que não só as suas vidas estão em perigo, mas também as das pessoas que mais gostam, como a família e os amigos.
Conhecemos personagens cativantes neste livro, como Finnick, de quem Katniss duvida muito, mas que consegue dar uma certa piada ao livro; Katniss continua sempre com a sua força de lutar, apesar de que menor do que no livro anterior, mas pudera, com tudo o que lhe acontece; cada vez, gosto mais de Peeta, e neste livro, ele mostra ser o rapaz ideal para Katniss.
Neste livro, a autora continua a surpreender-nos com cenas de muita aventura e mistério, com muita tensão à mistura, e por vezes era difícil, para mim, parar de ler, pois à maneira como Suzanne Collins acaba os capítulos, é de suster a respiração.
Este livro, conseguiu estar quase à altura do anterior, o que era uma coisa que eu duvidava que acontecesse, porque o primeiro livro tinha uma história espetacular, e eu quando o acabei pensei que não havia nada que Suzanne pudesse escrever que agradasse aos leitores, mas conseguiu, e está de parabéns por isso.
Apesar disto tudo, para mim o primeiro livro é melhor do que este.

Podem ler a minha review deste livro também aqui: http://sonhareescreveer.blogspot.pt/2012/06/em-chamas-opiniao.html