A review by anainbooks
Circe by Madeline Miller

5.0

Que livro maravilhosoooo! Um dos melhores do ano, com certeza.
Não sou a pessoa que é apaixonada ou sequer se interessa muito por mitologia grega, inclusive não sou geração Percy Jackson (apesar de estar tentando ler desde o ano passado por conta do anuncio da série rs), mas esse livro é genial e me fez querer ler mais desse universo.
Li A Canção de Aquiles, da mesma autora, há uns 2 meses atrás e apesar de ter gostado do livro, não achei nada mais. Foi uma leitura bem arrastada e a mitologia mesmo não foi tão interessante pra mim, estava mais focada no romance.
Circe, por outro lado, te joga direto na mitologia, nos poemas épicos e nas profecias. Fiquei interessada desde o começo do livro, e ele se tornou melhor a cada capitulo. Principalmente a partir do momento que ela vai pra ilha, esse livro se tornou muito especial pra mim.
Me vi em Circe em vários momentos. A sua relação com a solidão é exatamente o jeito que eu me sinto. Gosto de estar sozinha e fazer as coisas que eu gosto sozinha, mas quando sento e analiso de longe tudo que tenho vivido vejo que é uma vida muito solitária. Circe se sentiu da mesma forma, anos depois que estava na ilha.
O jeito que ela não conseguia se enturmar nem com humanos ou com deuses e ninfas tocou um lugar muito sensível em mim. Ela sentia que não pertencia em lugar algum.
E uma das coisas que eu mais amei nesse livro foi a relação da Circe com a maternidade. Tanto o desejo de ter filhos, como o caos de cria-los e aquele amor inconcebível. Foi muito emocionante de ler.

E fora todos esses sentimentos, o livro é cheio de ação. Não achei nem um pouco parado.
Quero mais dessa autora <3