ruipbarbosa 's review for:

Coração das Trevas by Cláudio Dantas, Joseph Conrad, José Rubens Siqueira
4.0

É impossível ler este livro sem ter presente o filme Apocalypse Now! Para quem o viu, claro.

Toda a história de subido do rio, à procura de Kurtz, a loucura e imagem deste, personificada por Marlon Brando, condicionam a leitura e o imaginário que construimos mentalmente. No entanto, é claro, o livro surge antes do filme e é este que vai buscar e adaptar a sua narrativa ao que Konrad nos conta e ao que viveu. Sim, porque o livro baseia-se na experiencia do proprio Konrad, homem do mar para além da escrita.

Na leitura, sentimos o peso do “horror”, do clima, da selva, do rio, dos canibais, mas principalmente, da escravidão a que eram votados os nativos, sem dó nem piedade, por conta de um pretenso desenvolvimento e da sua “evolução”.

Konrad leva-nos às profundezas da selva, sentimos a loucura que esta vai instalando em cada um, em que só os mais fortes resistem. Essa loucura, que nos é trazida pela voz de Kurtz, não será afinal a outra face de Marlow (o protagonista, alter ego de Konrad)? A loucura deste atingida quando termina de subir o Rio Congo? A transformação de Marlow em Kurtz?

Copolla transmite-nos esse suor, essa loucura... finalmente percebemos na sua plenitude o final de Apocalypse Now.