A review by j_elphaba
Noughts & Crosses Graphic Novel by John Aggs, Malorie Blackman

4.0

Eu devia mesmo começar a escrever as opiniões quando termino as leituras e não sei meses depois… a prova disso é este título. Adiante.
“Nougths & Crosses” foi o primeiro livro que li quando despertei de forma efetiva para a temática #BLM e acho que não poderia ter escolhido melhor.

Esta é a história de Sephy e Callum, ela preta e ele branco, num universo em que o racismo mais evidente está invertido. E se fosse o branco a ter menos oportunidades? E se fosse o branco a minoria? E se fosse o branco a trazer consigo a bagagem história traumática e a sofrer preconceito permanente? Esta é a premissa desta novela gráfica inspirada na trilogia de Malorie Blackman, que certamente vai despertar consciências de forma imediata durante a sua leitura.

Pessoalmente, embora eu me considere atenta à injustiça e à desigualdade, consegui surpreender-me com o rumo do enredo, com os imensos erros que continuamos a fazer, simplesmente por não pertencermos a uma minoria.
Temos, hoje e sempre, de estar atentos. Temos, hoje e sempre, de ter uma voz ativa sempre que vemos a desigualdade acontecer.

Confesso que ao longo destes meses discuti muito este tema, zanguei-me até com quem não entende o privilégio branco. Definitivamente, é algo que hoje me incomoda muito, incomoda-me aquele que é cego porque prefere não ver.

Enfim, recomendo muito esta leitura para quem quer um contacto imediato com o tema. No entanto, deixo a ressalva para o romance e as personagens estão longe de ser extraordinários. Ainda assim, no todo, esta obra cumpre muito bem o seu papel.