A review by ggcd1981
The Martian by Andy Weir

adventurous challenging funny informative inspiring fast-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? It's complicated
  • Flaws of characters a main focus? No

5.0

Se alguém tivesse me dito em 2020 que eu leria The martian, eu não teria acreditado. Não é que pensasse que o livro seria ruim, mas a história nunca foi particularmente interessante para mim. Então porque leria esse dentre tantos livros que me interessariam mais? Contudo, eis que realmente li The martian, e gostei bastante. Devo isso ao Audible ter deixado disponível a assinantes por alguns meses. Como sabia que não iria querer gastar um crédito comprando o livro, aproveitei a oportunidade para ouvir a obra, e esta foi uma grata surpresa. 

Muitas pessoas recomendam esse livro, mesmo assim minha expectativa era de não gostar. Mas o livro fluiu muito rápido e terminei quase sem sentir. Os pontos positivos para mim foram: protagonista cativante e engraçado (eu aparentemente tenho fraqueza por protagonistas engraçados); apesar do teor científico pesado a narrativa parecia fluída mesmo assim; Personagens coadjuvantes que se tornaram um bom complemento quando Mark Watney não estava em foco; os personagens femininos, apesar de terem pouco tempo de página, ainda sim mostraram força, inteligência, agência e coragem (É claro que gostaria mais tempo com essas personagens, mas estou contente com sua representação); a resolução de problemas do personagem foi didática de forma que a parte científica não se tornou um obstáculo ; Gostei bastante do livro mencionar, mesmo que brevemente, as consequências psicológicas que Watney sofreu pós-retorno a terra, como pesadelos, reclusão e ataques de pânico; Finalmente a narração por Wil Wheaton foi ótima e deu vida e carisma a Watney. 

Os pontos negativos foram poucos, de forma que é difícil lembrar deles. Um ponto negativo que vi outras pessoas apontar foi o senso de humor do protagonista, pois em nenhum momento ele mostra real angustia ou desespero. Isso não me incomodou realmente pois acredito que um astronauta que passa por intensa avaliação psicológica e se prepara psicologicamente para possível morte na decolagem ou missão seria capaz de manter relativa calma diante de uma situação de vida ou morte, mas uma piada aqui ou ali foram de gosto duvidoso. Pode-se argumentar que as piadas do protagonista eram um escape para seu medo e ansiedade. Um ponto que posso considerar negativo é que alguns elementos e eventos foram muito “Convenientes” para o protagonista superar alguns dos obstáculos enfrentados. Contudo, isso não realmente impediu que eu desfrutasse a história. Outro ponto negativo foi que quando personagens não americanos tinham falas o narrador não executou sotaques convincentes, mas fora isso a narração, como havia dito, foi ótima. Meu último ponto negativo é mais um problema meu do que do livro em si, em alguns poucos momentos onde a explicação científica se tornava mais complexa eu tive dificuldades de acompanhar o procedimento/explicação. Mas isso ocorreu poucas vezes de forma que não atrapalhou a leitura. 

Em resumo o livro foi divertido e interessante. Seus pontos positivos superam os negativos e a obra me manteve engajada e torcendo pelo protagonista. Um dos melhores livros que li até agora em 2021. Dou 5 estrelas. 


Expand filter menu Content Warnings