A review by umagabileitora
Boa Sorte by Helena Cunha

5.0

Diante da morte por suicídio de sua irmã mais velha, Julieta vê sua vida virar de cabeça para baixo. Agora sem a presença da irmã, a adolescente ainda sofre com a reação das pessoas, a separação de seus pais, a mudança de casa para a casa da avó e, consequentemente, sua mudança de colégio. De uma hora para a outra Julieta passa a enfrentar a real fragilidade dos laços familiares e amorosos, da finitude da vida e da mudança radical, para além das suas próprias mudanças típicas da adolescência.

Essa é uma HQ que já havia escutado um pouco falar, sempre coisas boas. Apesar de fácil e rápida de ler, ela toca em assuntos difíceis de uma maneira muito respeitosa, informativa e tocante. O suicídio por si só já é um assunto difícil de tratar, mas trazer também uma mudança de ponto de vista, sendo a irmã mais nova aquela que sofre com essa perda e todas as perdas que essa morte trouxe consigo traz uma profundidade impressionante para a história.

Julieta é tipicamente uma adolescente: quer se rebelar, ir contra sua avó super religiosa, não quer estudar para as matérias do colégio, quer ter relações amorosas e de amizade e quer entender a própria sexualidade. A autora ainda acrescenta uma série de questões a partir do suicídio da irmã mais velha: o luto pela irmã, o não entendimento do porquê ela ter feito isso, uma culpa por não poder “salvá-la”, a saída do pai de casa, a entrada da mãe numa tristeza profunda e isolamento de todos, a mudança para a casa de uma avó rigorosa e religiosa, o olhar de pena dos outros que lhe causam irritam etc.

É uma HQ sensível, que toca fundo no coração e que, mesmo que não necessariamente o mesmo tenha acontecido na vida do leitor, a própria experiência do luto e todos os seus efeitos em nossa vida é comum a todos. Com certeza uma forma leve de falar sobre assuntos tão densos!