jiangslore's profile picture

jiangslore 's review for:

These Violent Delights by Micah Nemerever
4.5
challenging dark emotional sad slow-paced
Plot or Character Driven: Character
Strong character development: Complicated
Loveable characters: Complicated
Diverse cast of characters: No
Flaws of characters a main focus: Yes

[4,5/5]

“These Violent Delights”, assim como a obra clássica que inspirou seu título, é uma história sobre dois jovens que desenvolvem sentimentos profundos (até demais) um pelo outro. E, também como o clássico que o inspira (na minha opinião, até mais que ele), é um livro que, no final das contas, pode até falar do sentimento “amor”, mas talvez não possa ser considerado uma “história de amor”. Na verdade, se você for o tipo de pessoa que vê um romance que envolve pelo menos uma pessoa de caráter questionável e pensa “isso seria bem melhor se fosse um suspense”, é possível que esse livro seja para você.

Alguns aspectos do livro me agradaram muito, mas eu diria que o mais impressionante foi a escrita, principalmente porque “These Violent Delights” é um livro de estreia. O autor conseguiu criar um equilíbrio, na minha opinião, quase perfeito entre o que é dito explicitamente e o que não é — e acho que isso que pode ser atribuído tanto ao talento quanto ao esforço do escritor, principalmente considerando o tempo que o livro demorou para ser escrito.

No livro, o que era dito de forma explícita o era por meio de uma escrita muito interessante e sutil; e a escolha do que permanece “subentendido” (não sei se essa é a palavra mais adequada, mas enfim) foi fundamental para criar uma sensação de quietude, isolamento e angústia que reproduz muito bem o que os protagonistas estavam enfrentando em suas vidas. Acho que essa “quietude” também é reproduzida no estilo de tensão e no ritmo do enredo do livro — o que, para mim, trouxe aspectos positivos e negativos.

“These Violent Delights” não é o tipo de “thriller” em que a tensão é causada pela ação ou pelos perigos enfrentados pelos personagens; nem o tipo de “mistério” cuja tensão é resultado da ocultação de questões necessárias para descobrir qual será a conclusão da obra. Como o livro traz uma perspectiva diferente — aquela das pessoas que causaram o ato de violência inenarrável, segundo a sinopse —, a tensão resulta da relação que se desenvolve entre os protagonistas e o modo que eles, lentamente, testam os limites um do outro e se adaptam ao que encontram com esses testes.

Então, é claro, o livro é lento. E não é como se algo estivesse escondido do leitor: desde o primeiro movimento do jogo, o final dele já estava determinado. Isso pode, sim, fazer com que a leitura fique arrastada. Mesmo gostando do livro, eu tive a sensação de que, em alguns momentos, simplesmente não queria lê-lo porque parecia que nada “caminhava” de modo significativo.

Mas, na minha opinião, a tensão nos capítulos finais fez a lentidão valer à pena. Quando eu estava finalizando a leitura, realmente senti tudo que eu precisava sentir para olhar para “These Violent Delights” e entender que o livro realmente entrega o que promete em termos de suspense.

Por isso, eu recomendo muito a leitura. Não acho que é um livro que vai agradar a todos, mas acho que o autor fez bem o que se propôs a fazer (e, se tivermos cuidado, conseguimos ver o que ele se propôs a fazer desde o início da obra). 

Expand filter menu Content Warnings