A review by escapadelaliteraria
Todas mis heridas by Kathleen Glasgow

4.0

Esta foi uma leitura bem dura, triste e difícil de digerir.

Pela sinopse ( ou até mesmo só pela capa ) conseguem perceber que é um livro que vai abordar a auto-mutilação, o que pode não agradar a todos, no entanto, considero esta leitura de extrema importância, por ser este um tema tão pouco falado e tão desvalorizado pela sociedade.

Como a história é narrada na primeira pessoa, criamos uma grande empatia com Charlotte, a personagem principal, e sentimos toda a sua dor, toda a sua angústia. ( Admito que em alguns momentos senti-me tão agoniada que só me apetecia chorar ... )

No caso de Charlotte, a auto-mutilação foi um escape para não sentir a dor no coração, uma forma de ultrapassar os seus traumas, o abandono de todos ( incluindo o da sua mãe), mas para muitos jovens pode ser uma maneira de aliviar a pressão que sentem diariamente.

O certo é que as palavras têm um poder enorme quando mal interpretadas, e o que para uns pode não ter qualquer tipo de importância, para outros pode provocar danos irreversíveis.

Os livros não podem ser só contos de fadas. Eles também podem e devem alertar-nos para temas como os abordados neste livro.

" Com Charlotte caímos. Com Charlotte nos reerguemos. E com ela vislumbramos, ao seu lado, cada vez mais de perto, a forma da palavra superação."