A review by singularidadesdoslivros
Becoming: Adapted for Young Readers by Michelle Obama

4.0

[b:Becoming: Adapted for Younger Readers|56786139|Becoming Adapted for Younger Readers|Michelle Obama|https://i.gr-assets.com/images/S/compressed.photo.goodreads.com/books/1612402901l/56786139._SY75_.jpg|88762491] é um livro fascinante, onde Michelle Obama partilha a sua história de vida.

Começamos por a conhecer em criança, quando vivia nos subúrbios de Chicago, acompanhamos a sua passagem pela faculdade, onde estuda direito, e chegamos aos anos em que viveu na Casa Branca, na companhia do marido, o Presidente dos Estados Unidos da América, das duas filhas e da mãe, que tanto a inspira.

No prefácio, Michelle comenta que espera que, enquanto lemos a sua história, pensemos também na nossa e, ao longo da leitura, dei por mim a refletir em alguns episódios que me foram marcando.

É muito interessante perceber o valor que Michelle atribui à sua formação, como catapulta para um mundo melhor e como fator base de diferenciação face à geração dos seus pais. Sem dúvida que educação é uma das maiores ferramentas de empowerment, que mais contribuem para o sucesso dos indivíduos e para o avanço das sociedades! Por outro lado, identifiquei-me muito com as questões com que se deparou na fase de vida do primeiro emprego e dos primeiros anos a trabalhar, visto que é o momento que estou a viver, heheh. Será que estamos na profissão certa? Gostamos verdadeiramente do que fazemos? Estamos a seguir os nossos sonhos? Dá que pensar...

Gostei muito das partilhas sobre os primeiros momentos com Barack (adorei ler o capítulo em que se conheceram), da azáfama da candidatura do marido e dos seus momentos enquanto Primeira Dama, permanentemente rodeada por agentes dos serviços secretos.

Michelle é uma figura muito carismática e, pelo menos esta versão para jovens leitores, lê-se tão bem que quase sentimos que estamos a ter uma conversa com a autora, tal a genuinidade e proximidade impressas nas páginas.

É um testemunho muito importante sobre o quão difícil é ser mulher e negra num mundo dominado por homens e brancos, especialmente em posições de poder e destaque. Tudo isto com duas filhas pequenas, que exigiam que se desdobrasse em mãe e mulher, enquanto continuava a lutar pelos seus sonhos. É difícil não terminar o livro a admirar Michelle e a sentirmo-nos inspirados! Já estou ansiosa para ler a biografia do Barack! :D