A review by carlaafmelo
Mein Kampf: A Minha Luta, Volume I by Adolf Hitler, Donald Cameron Watt, Isabel Capeloa Gil, Maria Lin de Souza Moniz, Joaquim Soares

4.0

Desde que iniciei o percurso escolar e Hitler apareceu como a figura da II Grande Guerra, o grande ditador, o maior racista e louco, que a leitura de 'Mein Kampf' ficou gravada na minha mente como algo que seria necessário fazer mas que me deixava com um certo receio. Receio de uma loucura de palavras, receio de concordar com Hitler no que quer que fosse...enfim, receio. Ainda assim, a oportunidade surgiu e hoje, 648 páginas depois, só posso dizer que foi uma leitura extremamente interessante.
Por muito dificil que seja, vamos afastar por breves momentos todos os preconceitos, todas as ideias que temos sobre Hitler e sobre a sua ação e, rapidamente, entendemos que a sua obra para além de um imenso contributo histórico (conseguimos mergulhar na I Grande Guerra e seus precedentes de um ponto de vista subjetivo) é um planeamento geoestratégico imensamente atual. E pronto, isso é a obra: não é a loucura, o racismo que tÊm de a definir completamente. Sim: o racismo está lá, é horrível confrontá-lo, é horrível senti-lo na pele e na cabeça à medida que vamos ler certas descrições raciais de Hitler, no entanto, não podemos retirar-lhe o valor histórico e geoestratégico.
Sublinho que não quero, de todo, esquecer ou afastar toda a ação bárbara, toda a figura de Hitler como a conhecemos, mas sim alertar para o facto que não é preciso ter medo de ler esta obra. Não é preciso ter medo de lidar com loucura e um discurso sem linha condutora. Isso não ocorre: é preciso, sim, gostar-se de História, apreciar-se política e entender geoestratégia e, pessoalmente, entender como muito do que ele escreve e pensa (nomeadamente no que toca à propaganda) é tão atual na cena política atual.