A review by markbossuet
It Ends with Us by Colleen Hoover

2.0

2,75

Eu não sei nem por onde começar e também com medo de começar a falar e falar caca. Esse livro tem um fandom gigantesco e mexer com fandom é uma coisa chata pra qualquer pessoa com todos os parafusos no lugar.

Na tentativa de fazer uma narrativa leve e “real” sobre uma acontecimento trágico que aconteceu com sua própria mãe, Colleen Hoover nos apresenta uma trama carregada de drama, abusos e escolhas duvidosas. Lily e Ryle são tudo que você poderia desejar longe de um personagem principal, pretensiosos e sem noção dos limites, os dois se encontram como a onda batendo na pedra, parece bonito, mas uma hora vai soltar pedaço.

Com uma escrita leve com pequenas tentativas de ser mais complexa do que realmente é, acompanhamos o descobrimento de um novo amor e também o superar - ou não - do primeiro amor. Amor esse que marcou Lily a ponto de moldar toda suas escolhas e personalidade em cima de um pequeno desejo da alma gêmea, o “the only one” que a Colleen sempre deixa escapar em seus livros. Talvez seja reflexo de estar com seu marido desde a adolescência.

Ao decorrer do livro descobrimos novas facetas dos personagens e aprofundamos mais nas suas dores e… desculpas esfarrapadas para ações sem desculpas. Não existe advogado competente o suficiente para me fazer entender ou aceitar motivações para atitudes infantis e completamente tóxicas. E eu nem citei o plot, hein.

Claramente melhor do que outras experiências, mas de longe um livro bom. O final faz tudo ficar pior ainda e na tentativa de criar esperanças, geral um desserviço. Esperava mais, principalmente com toda a situação em volta. Na minha visão, poderia terminar de uma forma mais confiante a fim de dar uma luz e não mostrar que a passividade é um caminho.

Não recomendo.