A review by marcellemml
No Ar Rarefeito: Um relato da tragédia no Everest em 1996 by Jon Krakauer

dark emotional reflective sad tense medium-paced
 Não sou capaz de avaliar a experiência de vida de alguém (já pensou: tu quase morreu no Everest, 4 estrelas), então não vou dar estrelas para esse livro. Também não julgo quem quer subir o Everest, tenho certeza que muita gente acha desperdício ler ou comprar livro, os milionários sentem adrenalina escalando o Everest? Bom pra eles*.

De qualquer forma, vou dizer que recomendo sim a leitura. O autor escreve bem, e referente ao acidente, ele dá algumas possibilidades de causa. Como cria do "Avião e Música", eu diria que foram "elos na corrente" que se juntaram e causaram a morte desses alpinistas, e o Krakauer não se exime da sua parcela (mas acho que ele exagerou um pouco em como ele afetou tudo). O texto é bem descritivo e faz a gente conhecer quem eram as pessoas envolvidas, dos instrutores aos guias locais. O Rob Hall, mais especificamente, parecia ser uma pessoa focada em conduzir todos ao topo e trazer de volta em segurança, além de ter extremo respeito pelos Sherpa. Pelo quesito textual, eu avaliaria o livro como 4,5.

Ontem eu vi o filme, e senti que o filme colocou os turistas como fazedores de tudo, sendo que o livro ressalta o tempo todo que os Sherpas fazem tudo. O livro ressalta que uma das causas para as mortes foi a confusão mental causada pela anoxia, que fez um das vitimas achar que tanques de oxigênio estavam vazios, quando era o oposto. No filme, dá a entender que os tanques estavam vazios, então recomendo ler o livro para ter um entendimento mais perto do que houve, caso haja esse interesse (porque o filme entretém).

*claro que acho que os Sherpa deveriam receber pagamento melhor e o devido valor, e que deveria haver preocupação em não tornar o Everest um lixão, nesse ponto, critico mesmo.