A review by sofialibrary_sofia
O Grupo by Mary McCarthy

3.0

Publicado originalmente em 1963 este livro foi pioneiro a abordar algumas temáticas que eram tabu na altura, nomeadamente sexo, contracepção, maternidade e casamento.

É sobre a vida de 8 jovens licenciadas nos anos 30 numa das mais elitistas universidades americanas.

São muitas, muito complexas, com percursos de vida distintos, de níveis sociais diferentes mas com um objectivo comum de seguirem caminhos alternativos aos dos seus pais.

As oito personagens e a forma como a autora optou por introduzi-las, logo de uma vez e explicando episódios de cada uma ao longo do livro, torna o livro muito confuso desde início e não foi a melhor forma (na minha opinião) de cativar o leitor.

O livro acaba por ser de leitura lenta, capítulos muito longos, com ideias muito repetitivas e assuntos menos relevantes explorados ao detalhe, o que, para mim, se tornou muito difícil, pensei inclusivamente em desistir algumas vezes.

Entendo perfeitamente que tenha marcado uma geração, e que, à altura em que surgiu, tenha sido revolucionário e que até possa ter influenciado algumas mulheres à data a tomarem decisões importantes e a ‘evoluírem’ de forma diferente.
Entendo perfeitamente a mensagem da história sendo inclusivamente o ideal de vida, as dificuldades e alegrias daquelas mulheres muito semelhantes com as de hoje em dia.

No entanto, a escrita não se revelou fácil para mim. Talvez não seja um livro que se adore à primeira, é um livro que se vai aprendendo a gostar à medida que se lê mais de uma vez, com calma e disponibilidade.