A review by escapadelaliteraria
O Olhar da Medusa by Natalie Haynes

3.0

Sabem quando vos digo que não gosto de ler sinopses?
Este é o exemplo ideal para vos explicar o porquê.

Enquanto navegava pelo site da Wook, à procura de títulos/capas chamativos, deparei-me com este livro, OODM, que saltou à vista por todo um conjunto de coisas. Sempre gostei de mitologia grega e já não me recordava de ler ficção sobre esta temática.

Assim sendo, fiz o que nunca faço, li a sinopse, no qual me transmitiu a ideia que o livro seria sobre uma jovem, Medusa, considerada um monstro aos olhos dos outros, e no fundo, o seu crescimento e explicação do porquê de a considerarem desta forma.
Um livro que mostra as crueldades por que passou, sendo « espirituoso, apaixonante, implacável», como é descrito também nas críticas do mesmo.

Achei que a história ia ser tudo o que fora prometido, mas a verdade é que nem o foco é em Medusa, mas sim em Perseu e Atena, o que me desiludiu imenso.

Sou sincera, eu até nem desgostei da história, mas na minha cabeça, nunca teria imaginado o que estas páginas realmente contaram.

Se, tanto o título como a sinopse fossem ligeiramente diferentes, ou mencionassem as efetivas personagens principais, talvez até tivesse apreciado mais e não achasse o livro tão incoerente e tão longe das minhas expectativas.

Fiquei também chocada com a quantidade de abusos mencionados e considerados normais e que fazem parte da história da mitologia grega.


Como nem tudo é mau, tenho que vos dizer que a escrita é boa, fácil de ler, os capítulos também são curtos e em multi pov, causando ao leitor uma certa ansiedade de querer saber mais e mais.

Li muito rapidamente, mesmo tendo um mixed feelings por causa da contradição história vs título/sinopse/capa.

Se gostam de mitologia grego recomendo de igual forma esta leitura, dando apenas a indicação de ser um retelling de medusa e perseu.