You need to sign in or sign up before continuing.

sofia_martins12's profile picture

sofia_martins12 's review for:

Corte de Chamas Prateadas by Sarah J. Maas
5.0

Eu gostei de ler esse livro? Sim. Eu acho que é um livro espetacular? Não.

*Personagens*
Nestha: eu amo Nestha. Sinceramente, não sei explicar muito bem o motivo, mas acho que é porque me identifico muito com ela. Eu entendo perfeitamente essa incapacidade dela de ser gentil quando na verdade ela quer sim, ser gentil. Essa incapacidade de sair do piloto automático em ser grossa e ríspida. Claro que em um nível muito menor, mas mesmo assim.

Cassian: gosto muito dele. Acho que ele é uma pessoa gentil, amável e boa. Uma das coisas que eu mais gosto nele é que ele simplesmente não consegue esconder o que sente. É incapaz de dissimular e fingir uma coisa que não sente. E é preciso de muita coragem para ser assim. Mas gostaria que os traumas dele tivessem sido bem mais desenvolvidos, como os da Nestha

Elain: chata. Pura e simplesmente chata. Desinteressante. Desnecessária. Seus únicos traços de personalidade são gostar de flores, ser inocente, meiga, bobinha. Apenas. Não gosto dela nem um pouco. Sem falar no slut shaming pesado que ela faz com a Nestha. Mas acho que a SJM ainda vai escrever um livro com Elain como principal e subverter toda essa ideia construída em cima dela. Isso fica bem claro com a fala da Nestha de Elain ser desinteressante e com o epílogo de Feyre e Rhys.

Gwynn e Emerie: eu amo as duas, minhas valquírias preferidas. A Gwynn tem os mesmos moldes da Elain, mas não é tão chata. Ela é gentil e, diferente da Elain, corajosa e interessante.

Rhys: meu Deus que homem chato. Ele acha que todo mundo tem que lamber o piso que a Feyre passa, irritante pra caramba. Também fica sempre se gabando que vai transar com ela. Rhys calado é um poeta.

Feyre: meh. Não fez nada muito além de estar grávida, ser a dona da razão e chorar porque a Nestha tava fora do controle.

Azriel: teve no máximo 10 falas o livro todo. Coisa mais ridícula a paixonite pela Elain. Que bom que o Rhys cortou tudo.

*Enredo*
Que enredo? Passei a maior parte do livro me perguntando quando ia começar a guerra e quando vi o livro já tinha acabado. Da forma mais fácil possível.

O fato de a SJM fazer a Nestha toda poderosa tirou um pouco a graça das cenas de ação. Todo mundo já sabia que ela iria ganhar e salvar a todos. As únicas partes que achei legal foram a da luta contra o Lanthys e quando elas foram sequestradas pelos illyrianos. De resto foi tudo muito fácil. Nunca vi um final tão fácil como esse. A Nestha só precisou invocar o poder dela(com a motivação de Cassian e Feyre em perigo) e salvar todo mundo.

Também achei que a quantidade e a intensidade das cenas explícitas foram desnecessárias. Simplesmente não precisava, sabe? Era praticamente todo capítulo. Claro que eu sabia que ia ter, mas não TANTO assim. Isso fez com que a relação entre o Cassian e a Nestha fosse reduzida ao contato físico, ignorando toda a beleza do relacionamento dos dois.

E o fato de que todo mundo pode sentir o ~cheiro~ de todo mundo? Que coisa mais constrangedora. Sentia vontade de morrer toda vez que isso era mencionado(que só para constar, foram vezes demais). Toda a menção disso me fazia querer vomitar.

Eu gostei muito da história das valquírias, que a Nestha uniu em torno de experiências comuns para empoderar as mulheres que passaram por momentos traumáticos. Acho muito bonito a união de todas elas. Não gostei que a Nestha não chegou no topo da montanha.


Apesar desas críticas, eu adorei ler ACOSF. Foi uma experiência muito boa da qual não me arrependo. Não posso mentir e dizer que não gostei de ler. Mas que poderia ter sido bem melhor, poderia e por isso vou dar 4 estrelas