A review by umagabileitora
Água Viva by Clarice Lispector

4.0

Nesse livro parece que Clarice Lispector está escrevendo uma carta para nós, leitores, falando diretamente com a gente. Ao mesmo tempo, parece divagar sozinha, falar tudo aquilo que vem a mente tal qual na terapia.

A história em si não tem enredo, mas é de um conteúdo riquíssimo. Acompanhamos a mente dessa narradora, suas divagações, suas questões, seus medos, suas alegrias, seus amores... Tudo de tal forma escrita que mais parece um poema.

O mais importante é não se ater em cada palavra, em cada vírgula, ou tentar dar significado para tudo. É se jogar na correnteza desse fluxo de pensamento e captar tantas coisas interessantes que ela nos passa, principalmente (para mim) sobre o próprio ato de escrever.

“Este texto que te dou não é para ser visto de perto: ganha sua secreta redondeza antes invisível quando é visto de um avião em alto voo. Então adivinha-se o jogo das ilhas e veem-se canais e mares. Entende-me: escrevo-te uma onomatopeia, convulsão da linguagem. Transmite-te não uma história mas apenas palavras que vivem do som.”