A review by redsilva95
Vampires Never Get Old: Tales with Fresh Bite by Natalie C. Parker, Zoraida Córdova

3.0

Vampiros são um dos series mitológicos mais populares de todos. Alguns podem se transformar em morcegos, outros evitam alho, mas um consenso é de que são seres perigosamente irresistíveis. Nesta coletânea de 11 contos, os autores reimaginam essa figura de forma bem diversa, abordando sexualidade, luto, dinâmicas de poder, consentimento, dentre outros.

Abaixo estão minhas notas individuais, e já esclareço que não odiei nenhum conto - alguns simplesmente não curti a escrita ou o desenrolar da narrativa.

"Seven Nights for Dying" by Tessa Gratton (2 ★)
Uma jovem em processo de luto tem 7 dias pra decidir se deve ou não se tornar uma vampira. Aqui achei qualquer outro personagem mais interessante do que a protagonista, que basicamente tá tirando dúvidas a todo momento.

"The Boys from Blood River" by Rebecca Roanhorse (5 ★)
Lukas precisa trabalhar numa lanchonete pra conseguir arcar com o tratamento de saúde de sua mãe. Quando o bullying que anda sofrendo na escola fica mais violento, ele acaba apelando para uma perigosa lenda urbana que pode ter graves consequências.

Sobre esse conto eu digo: vampiro cowboy, e ainda mais: senti uma tensão sexual entre o protagonista e o líder do bando. Fora isso, a escrita da autora é muito boa, ela cria muito bem a atmosfera assustadora do conto, e cria um contraste interessante sobre sacrifício e até onde somos capazes de ir pra conseguirmos o que queremos.

"Senior Year Sucks" by Julie Murphy (3,5 ★)
Uma caçadora de vampiros gorda e líder de torcida tenta esconder sua missão de seus amigos, mas as coisas complicam quando seu caminho cruza com o de uma vampira.

Pra quem ama "Buffy" esse é o conto perfeito. Tem uma dinâmica enemies-to-lovers maravilhosa.

"The Boy and the Bell" by Heidi Heilig (4,5 ★)
Um estudante de medicina que rouba cadáveres para fins de estudo decide ajudar um jovem rico que foi enterrado vivo...mas será que esse rapaz é um vampiro?

A atmosfera desse aqui é perfeita, situada na era vitoriana. O vampiro aqui é antagonista, privilegiado e transfóbico.

"A Guidebook for the Newly Sired Desi Vampire" by Samira Ahmed (2,5 ★)
Admiro a ousadia da autora de escrever um conto em forma de guia para um recém transformado vampiro, mas nem toda piada e trocadilho funcionou comigo, e tinha passagens que eu ficava cansado.

"In Kind" by Kayla Whaley (1 ★)
Uma jovem cadeirante é assassinada por seu pai, e quando transformada, decide se vingar. Parece interessante, até por abordar o tópico de como pessoas fisicamente aptas ignorantemente acham que aqueles que precisam de cuidados não tem mais direitos sobre sua própria vida. Contudo, achei a escrita meio blasé, não consegui me apegar a nada.

"Vampires Never Say Die" by Zoraida Córdova & Natalie C. Parker (1,5 ★)
Uma adolescente de 17 anos decide dar uma festa para sua amiga de rede social, sem saber que ela é uma grande vampira. Achei o POV da vampira mais interessante, por ser mais contemplativo e reflexivo, traçando paralelos filosóficos sobre vida e identidade. Porém, o plot vai pra um caminho meio bobinho, na minha opinião.

"Bestiary" by Laura Ruby (2 ★)
Esse conto explora mais o lado animalesco de ser vampiro, onde a protagonista vampira convive com animais de um zoológico. Também há aqui críticas ao capitalismo, e como os seres humanos são os principais animais antagonistas. Tem ideias interessantes, e curti a escrita da autora.

"Mirrors, Windows & Selfies" by Mark Oshiro (1,5 ★)
Entendi muito bem os paralelos que o autor fez sobre ser LGBTQIAP+, a busca pela identidade numa trama onde um jovem vampiro latino é super protegido por seus pais, que parecem esconder algo dele. Narrado por meio de textos de tumblr, poderia ter sido melhor, mas não gosto quando algo fica muito óbvio para o leitor enquanto o protagonista fica de trouxa por grande parte da história, e certos elementos nem foram bem explorados, como a motivação dos pais.

"The House of Black Sapphires" by Dhonielle Clayton (4,5 ★)
Esse conto me deixou fascinado. A autora cria um universo tão rico e bem explorado, com personagens encantadoras, que gostaria muito que virasse série, pra acompanhar melhor as irmãs. Tem uma pegada enemies-to-lovers muito boa, onde uma jovem vampira de mudança chega em New Orleans em busca de um parceiro imortal, e recebe uma tentadora proposta do inimigo. Só achei meio estranho que parte da construção do mundo virou exposição nos diálogos, como se as personagens só soubessem das coisas conforme a autora tivesse necessidade de apresentar algo ao leitor.

"First Kill" by Victoria Schwab (5 ★)
PERFEITO! ACLAMADO! NINGUÉM ACIMA DELE! Aqui, tudo que Jules mais quer é uma chance com sua crush Calliope, a nova aluna do colégio. O problema é que Jules é uma vampira, e ela precisa logo encontrar sua primeira presa...e tirar sua vida. Tem reviravoltas surpreendentes, e a autora consegue criar personagens tão encantadores que você nem percebe o tempo passando. Foi de longe o conto em que mais me senti envolvido, e espero que a adaptação faça jus ao hino que é essa obra-prima.