A review by alehsxsz
Kulti by Mariana Zapata

emotional funny lighthearted medium-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

5.0

Quando recebi a indicação eu não tinha nem dívidas de que Kulti seria mais um dos sucessos da Mariana Zapata e não decepcionou em nada. Zapata é incrível em misturar romance com esportes nessa receita praticamente infalível que ela já demonstrou dominar bem em outros livros, mas que em Kulti é um auge. O ano mal começou e o livro já bateu meu recorde de páginas devoradas anual com um ritmo super fluído somado a um enredo que consegue deixar um bom fã de romance preso na cadeira o dia inteiro e ele girar em torno do futebol com certeza ajudou bastante. Algo que com certeza rolou nesse livro foi identificação.

Apesar de ter achado o final um pouco corrido demais, tenho muito mais pontos positivos pra citar do que negativos. Mesmo não tendo um foco real nos personagens secundários, eu adorei toda a construção dos diversos núcleos de relacionamento, especialmente o núcleo familiar - gosto de como a família é retratada e até me identifico bastante, é uma família com problemas sim como qualquer outra, mas que se ama apesar de tudo. Como uma filha do meio que também tem um pai melhor amigo que fez muitos sacrifícios em nome do futuro dos filhos, qualquer cena em que o pai dela ficava magoado doía em mim - era como se meu pai tivesse ali e eu acho isso incrível. 

A fórmula pronta pode até irritar alguns, mas acho que no romance de Kulti funcionou muito bem. É um casal simplesmente "gostável" demais, não tem como não se apaixonar junto com eles, sofrer as dores e tudo mais, mesmo que em vários momentos dê sim vontade de bater um pouquinho só pra devolver o senso da pessoa.

Com certeza eu continuaria a corrente da indicação e indicaria pra outras pessoas. É um romance gostoso e bem realista na medida do possível, que mesmo sendo bem longo não é denso nem maçante.