rolandosmedeiros's profile picture

rolandosmedeiros 's review for:

Poetics by Aristotle
5.0

A primeira vista, acho que não tenho o que acrescentar eu a um livro dessa estatura, apenas umas breves colocações além-conteúdo: bati várias edições brasileiras e portuguesas para decidir qual leria (conclui, agora, no fim, que lerei todas, principalmente os comentários e paratextos), e para minha surpresa, a que melhor fluiu o texto, mais fez sentido, mais apresentou bons comentários, justificativas e apresentação de outras traduções, não foi a Poética recente (e cara) da Editora 34, nem de qualquer outra editora, e sim uma tese de mestrado de 2006, gratuita, disponível a qualquer um no google, do Fernando Maciel Gazoni.

Teve, inclusive, um momento curioso lá pelas tantas na leitura: quem bater o olho nessa tradução, perceberá que as páginas são tomadas por notas — há seções que apresentam uma linha de texto e todo o resto da página são notas/comentários do tradutor —, eu sem querer dei zoom e por algumas páginas eu passei a ler o texto da Poética, o texto do Aristóteles, eram as notas ou comentários do tradutor. Isso foi bastante significativo para mim, porque ficou claro a maneira límpida e didática (no bom sentido) com que o Aristóteles escreve (e como ele foi traduzido aqui). Eu esperava algo completamente diferente, mas, ao longo de páginas e páginas, eu li um velho de dois mil e quinhentos anos atrás imortal, há passagens aqui que valem até hoje para literatura e para o cinema. Há uma até que revela a decadência do Terror/Horror hoje em dia.

Enfim, cravo aqui que nesse ano de 2022, COM CERTEZA eu li artigos de assuntos MUITO mais simples, que eram muito mais confusos e difíceis de entender. É um trabalho soberbo e, sinceramente, não digo isso forçadamente, tendo em vista a extensiva fortuna crítica e importância cultural do Aristóteles me nublando: do próprio texto do Aristóteles exala uma lucidez e emana uma consciência artística surpreendente, de deixar de queixo caído.

Procure a melhor edição para você e veja por si só.