A review by inesbeato
A Sentença de César by Steven Saylor

4.0

10º volume da série Roma Sub Rosa. Já são muitas as aventuras e desventuras que tenho acompanhado de Gordiano e várias as personagens que aprendi a adorar livro após livro.
Neste “A Sentença de César”, chegamos finalmente ao período da história onde duas das suas personagens mais carismáticas e enigmáticas, César e Cleopatra, se cruzam pela primeira vez. Esta obra começa com o assassinato de Pompeu às ordens do rei Egípcio Ptolomeu XIII, irmão de Cleopatra, e a partir daí vai-se desenrolando a estadia de Gordiano em Alexandria, tendo sempre como pano de fundo e acompanhando de perto os acontecimentos reais que se foram sucedendo durante a passagem de César pelo Egipto, desde o primeiro encontro com Cleopatra em que esta entra no palácio escondida num grande tapete até à viagem de ambos pelo Nilo, já depois de anunciada a sua gravidez.
Foi um livro muito interessante de ler, mais focado desta vez no conteúdo histórico daquele período do que propriamente na vida privada de Gordiano, que depois de um volume em que mal o reconheci, voltou a agir e comportar-se da forma a que sempre me havia habituado.
Mais uma vez, Steven Saylor oferece uma grande lição de história através do olhar de um personagem perspicaz, inteligente e adorável, onde figuras fictícias e verdadeiras se interligam de forma magistral.