A review by mtsmnds
House of the Sleeping Beauties and Other Stories by Yasunari Kawabata

4.0

Kawabata foi encontrado morto em 1972, pelas suas próprias mãos. 11 anos antes este livro é lançado. O personagem tem uma idade muito próxima da dele, então já considerado um idoso em sua sociedade. No livro seu personagem namora a morte, e o ato de dormir com jovens virgens narcotizadas o leva a pensar em sua vida, a vida em si, a morte, e memórias das suas mulheres, esposa, filhas, casos.

O livro pode ser entendido como uma alegoria, no limbo entre a promiscuidade e a corretidão que é criado no contexto apresentado na obra, o personagem pensa sobre sua própria agressividade e tendência a transgressão, a natureza do homem, a fragilidade e vulnerabilidade, da mulher e do velho, e questiona a importância da virgindade (pureza) da mulher na sua cultura. Esse questionamento é relevante, tendo o próprio autor sofrido, de rebarba, com a perda da pureza de sua noiva. Ela foi estuprada, e por não mais ser pura decidiu que o casamento não poderia ocorrer. Este acontecimento permeia a obra de Kawabata.

É possível atestar também tanto em House of Sleeping Beauties como em Of Birds and Beasts a solidão dos seus personagens, em uma obra, mulheres adormecidas, em outra animais em cativeiro, ambos personagens dialogam apenas com uma personagem mulher que tem papel social funcional, no primeiro a anfitriã da casa e no segundo uma empregada domestica, enquanto os seres com quem o seu personagem principal interage e é obsecado por são inertes, totalmente a mercê da sua vontade, e silenciosos, incapazes de expressão própria.