A review by celestecorrea
A uma hora tão tardia by Claire Keegan

5.0

Título original «So Late in the Day: Stories of Women and Men» (2023)

«Não nos compreendemos uns aos outros»

Três contos: «A Uma Hora tão Tardia», «A Morte Lenta e Dolorosa, «Antártida» unidos por temas comuns: desenlace, interrupção de planos, decisões, solidão, decepção, rebeldia, necessidade de reconhecimento.

Foi a minha estreia com Claire Keegan: uma escrita eficaz sem rodriguinhos que disseca o comportamento das seis personagens ( três homens e três mulheres) numa dinâmica de tensão que esmiuça o poder dentro dos relacionamentos.

Num conto aborda-se o perigo do desconhecido: uma mulher com um casamento feliz decidiu descobrir o que seria dormir com outro homem antes de se tornar demasiado velha.

«Faz de conta que és a América» disse ela. «Eu sou o Colombo.»
«Tu», disse ele, «tens um fraquinho por exploradores.»

Noutro uma mulher de 39 anos instala-se na casa de Heinrich Böll que a sua família legara para servir de residência a escritores e os seus planos são perturbados por um alemão, professor jubilado de literatura; entretanto, lê atentamente um conto de Tchékhov sobre uma alegre e complexa heroína, que recusa a casar-se. [necessito ler esse conto, urgentemente]

O primeiro conto, «A Uma hora tão Tardia», foi talvez o meu preferido: aborda a misoginia que vi mais como tendência para o celibato e a dificuldade de ocupar um espaço comum.

Para ler nas entrelinhas o não-dito...o que sabemos...ao que devemos escapar... ao que não podemos aceitar...cedência... aprender a tomar decisões.

Que venha o próximo da autora....