A review by jfcc
A Fenda by Doris Lessing

3.0

"A Fenda" é o primeiro livro que leio da Nobel da Literatura, Doris Lessing, sendo até um dos mais comentados dentro da sua obra. Em poucas palavras, fala-nos duma história alternativa ao nascimento e evolução dos humanos, com base em relatos antigos e esquecidos e nas primeiras "Memórias" da nossa génesis. Esta ideia é-nos apresentada num contínuo rol de palavras dum velho historiador romano, pontuadas, aqui e ali, por parêntesis desse mesmo historiador.

Ao partir para a leitura desta obra, as minhas expectativas eram praticamente inexistentes, excepto o facto de a classificação do livro, aqui no Goodreads, não ser das melhores, contudo não foi algo que dirigiu a minha leitura.

Agora no fim desta, depois de vários dias, chego a uma miscelânea de sentimentos que não sei como classificar. Em termos puros de escrita, esta foi bastante acessível e nem o facto de se tratar duma narração contínua, sem interrupções, me desviou a atenção.
Contudo um livro é uma "poção" de vários ingredientes: a escrita do seu autor, a voz que nos "fala" ao lê-lo, o momento em que decidimos pegar nele e o que estamos disposto a tirar deste... Bem, "A Fenda" tratou-se, não diria dum obstáculo naquilo que é o caminho que percorremos na literatura, mas antes, uma paisagem deslocada que, momentaneamente, nos prende o olhar e traz consigo à superfície sentimentos que nunca experimentamos e, como tal, não compreendemos.

Poderia recomendar o livro, mas sinto que a decisão para o ler deve partir exclusivamente de cada um no momento que a este parecer mais oportuno…
Fica contudo a vontade de ler outras obras de Lessing.