A review by redsilva95
Comportamento Altamente Ilógico by John Corey Whaley

4.0

EDIT (06/01/20): deveria ter tido trisal LGBTQ+.

"Por mais inteligente que eu seja, foi preciso que um garoto enfurnado em casa me ensinasse que às vezes o lugar onde você está não tem a menor importância. A única coisa que importa é quem está ao seu lado."


Aqui está uma das melhores leituras de 2019. Sempre acho mais fácil fazer resenha de livros que tenham pontos positivos e negativos, porque na minha cabeça consigo elaborar de uma forma que transmita bem as minhas impressões durante a leitura. Geralmente, se eu for com as expectativas certas, um livro começa com 3 estrelas pra mim. Espero gostar da leitura, e tornar-se um favorito não é algo que acontece frequentemente. Mas esse livro foi uma baita exceção a regra. Na primeira frase já estava me sentindo conectado com o Solomon, e batendo palmas de pé para o autor, com uma escrita tão envolvente, divertida e dinâmica que, apesar da história ser narrada em 3ª pessoa, em nenhum momento eu deixei de me conectar com todos os incríveis personagens daqui.

"Não é muito difícil desaparecer quando não existe ninguém procurando por você."


Vamos conhecer basicamente dois personagens, que terão pontos de vista: Solomon Reed, que um dia teve uma crise de pânico tão forte e grave que desenvolveu agorafobia, e Lisa Praytor, que quer se tornar psiquiatra e vê numa oportunidade de "curar" Solomon a chance de conseguir sua tão desejada bolsa de estudos para a faculdade. Logo, os dois personagens vão desenvolvendo uma amizade singela e especial que os fará ter perspectivas diferentes de como andam suas vidas.

"Só que este não era um mundo ideal: era o mundo do qual Solomon Reed tivera de fugir, e quanto mais Lisa pensava nisso, menos ridícula aquela ideia lhe parecia. Afinal, não é verdade que ela também estava tentando fugir daquela pequenina parte do mundo que a assustava?"


Faz tempo que procuro um livro YA focado em amizade, porque pra mim esse é o tipo de relacionamento, de laço, mais forte que construimos em nossa vida. Nossos amigos são como a família que escolhemos, que estão lá pra nos apoiar quando preciso, nos dizer umas boas verdades que precisamos ouvir, e, juntos, de mãos dadas, superarmos as adversidades da vida. Aqui temos uma narrativa ágil que apresenta personagens tão bem construídos procurando uma maneira de escapar das coisas negativas que os cercam (quem nunca? rs) que acabam encontrando dentre eles uma nova forma de viver. É engraçado, é emocionante, é especial.

Algumas quotes:
"Finalmente chegara a hora de Solomon conhecer Clark e perceber que não importa o quanto você se esconda, o mundo te encontra e te dá motivos para sair das sombras."

"É assim que funciona a fofoca: transforma todo mundo em otário, menos a fonte de onde veio."

"Portanto, conseguia até imaginar onde podia buscar respostas. E, sim, conseguia encontrar as respostas para muitas questões da vida assistindo à série. Quando se tem apenas seu pai e sua avó com quem conversar, você acaba descobrindo maneiras de aprender sobre o mundo - e Solomon, por motivos que faziam todo o sentido para ele, escolhera uma série dramática dos anos 1990 para servir como sua eterna bússola."

"Sentia medo do mundo, medo de que o mundo encontrasse uma maneira de engoli-lo. Entretanto, todo mundo devia sentir o mesmo às vezes. Talvez a diferença seja que algumas pessoas simplesmente conseguem desligar a sensação quando é preciso."

"Então ela queria voltar. Uma garota adolescente de verdade, que podia passar o tempo fazendo todas as coisas que os adolescentes normais fazem com outros adolescentes normais, queria passar a noite de sábado com Solomon Reed. Era o bastante para fazer o estômago dele começar a gorgolejar e sua cabeça ficar meio zonza. Não havia como negar. Agora sabia que era a mais absoluta verdade: ele tinha uma amiga. E estava morrendo de medo dela."

"O mundo é grande, assustador e cruel, mas podemos sobreviver aqui fora."